Polo BlueMotion é o carro verde do Brasil

O Polo BlueMotion ganhou o prêmio Carro Verde, da Revista Auto Esporte/Editora Globo. O hatch da Volkswagen foi totalmente construído em uma versão mais ecológico, com materiais fibras de PET reciclado nos carpetes do assoalho e isoladores acústicos fabricados com sobras de tecido. Seu motor usa a tecnologia flex, com opção do etanol, combustível que emite menos poluentes ao meio ambiente

A onda da fabricação sustentável está em toda a cadeia da economia mundial. De uns anos para cá, a indústria automotiva tem apresentado uma série de soluções, que vão dos propulsores menos agressivos ao meio ambiente até materiais de compostos naturais. Na semana passada, a Volkswagen ganhou o premio “Carro Verde do Ano”, oferecido pela Revista Auto Esporte/Editora Globo ao projeto do Polo BlueMotion, que se destacou pela sua eficiência energética e também por utilizar materiais fibras de PET reciclado nos carpetes do assoalho e isoladores acústicos fabricados com sobras de tecido.

A votação de um júri especializado em meio ambiente e sustentabilidade leva em conta os métodos adotados pela marca em sua linha de montagem. Informações da própria VV apontam que a fabricante reduziu em aproximadamente 25% o consumo de energia por veículo produzido. A reciclagem já chega a 95% em todos os resíduos gerados na produção do Polo BlueMotion e, atualmente, todos os modelos fabricados pela marca no Brasil são Total Flex (bicombustíveis).

O Polo BlueMotion tem motor VHT 1.6 Total Flex de até 104 cv, com preoucpações de eficiência no consumo e nas emissões de gases. O resultado é uma redução de cerca de 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Além disso, usa materiais de alta resistência que o tornam 24 kg mais leve em comparação com as demais versões do Polo hatch. Com apenas 1.093 kg, o Polo BlueMotion tem autonomia média (cidade/estrada) de 16,5 km/l com gasolina e de 11,4 km/l com etanol, de acordo com a norma NBR 7024.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais