Processo de pintura da Ford é dos mais modernos

A Ford usa na fábrica de Camaçari, na Bahia, equipamentos robotizados nos processos de pintura, na estação de calafetação da carroceria e na aplicação de spray das soleiras, que seguem os padrões globais de produção existentes nas principais fábricas da marca no mundo e garantem alto nível de qualidade nos veículos e excelente benefício ao meio ambiente.

As cabines de spray de revestimento contam com máquinas tipo robô que viabilizam a aplicação da camada à base de água usada pra dar cor ao veículo. Essa automação assegura a uniformidade na camada de tinta e elimina variações no processo, que é feito por um controle de fluxo de tinta, de ar, de alta tensão e da rotação do sino do aplicador.

Pra modernizar a estação de calafetação da carroceria, robôs asseguram o alto nível de qualidade e precisão. A aplicação de calafetação aumenta a proteção contra corrosão e evita infiltração de água, ar e poeira, bem como reduz ruídos e protege contra batidas de pedras na parte inferior do veículo. Um sistema de leitura de código de barras garante a repetibilidade do procedimento.

Já o controle de temperatura determina a viscosidade ideal para a aplicação do material, enquanto que o controle de vazão libera o volume correto a ser aplicado. Outro benefício é a flexibilidade de operação, no caso de parada de um dos robôs.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais