PSA bate recorde de patentes

A PSA Peugeot Citroën é o grupo francês com maior número de patentes. Em 2013, foram publicadas 1.378 patentes na França, de acordo com o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

PSA_Patentes_Airbump

O setor industrial é feito de criações e desenvolvimentos. Pesquisadores e cientistas surgem com ideias que são transformadas em soluções de engenharia, de mecânica e de design para os carros. A PSA Peugeot Citroën, empresa francesa, é hoje a número um em patentes entre as marcas francesas, com 1.378 patentes publicadas na França em 2013, de acordo com o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

As novas patentes foram depositadas entre julho de 2011 e junho de 2012, e mostram o sério trabalho de estudos e pesquisas do Grupo em matéria de P&D. Um das metas da PSA Peugeot Citroën é antecipar com soluções inovadores no mundo dos automóveis. Exemplo é a escolha do novo Peugeot 308, eleito carro do ano na Europa. O novo motor a gasolina de 3 cilindros EB Turbo PureTech é fruto de investimentos em pesquisa e obteve recentemente o recorde de consumo, com 2,85 litros de combustível/100 km no Peugeot 308, ou ainda o original Citroën C4 Cactus.

Novo-Peugeot-308-2014-2

A PSA Peugeot Citroën continua seus esforços visando a redução constante do consumo e das emissões dos veículos Peugeot e Citroën. No final de 2013, o Grupo alcançou uma nova etapa na redução das emissões das motorizações a diesel, graças à nova linha de escapamentos Blue HDi, combinação inédita de duas tecnologias – a SCR (Selective Catalytic Reduction), e o Filtro de Partículas (FAP), que eliminam 99,9% das partículas e 90% dos óxidos de nitrogênio emitidos pelo motor. Essa tecnologia representa mais de 100 patentes.

Veja algumas soluções de pesquisas realizadas pelo Grupo PSA Peugeot Citroën:

– Magic Wash», uma astuciosa inovação que suprime o incômodo visual causado pela lavagem do para-brisa.
– O sistema « Airbump composto por painéis protetores flexíveis instalados nas portas e cuja originalidade deriva tanto de seu processo de fabricação, original e complexo, fazendo com que as portas assim equipadas resistam sem danos aos pequenos choques do dia-a-dia e oferecendo, ao mesmo tempo, uma excelente proteção aos ocupantes em caso de acidente;
– O airbag passageiro alojado no teto (tecnologia Airbag In Roof), que se abre ao longo do para-brisa para liberar o painel de instrumentos do veículo.
– Na área de conectividade com equipamentos multimídia, redes, conéctica, eletrônica, interfaces homem-máquina) e as ajudas à condução são objeto de importantes trabalhos de pesquisa e de patentes. Eles prefiguram o veículo autônomo do futuro, tais como o Driver assistance pack, o alerta de colisão ou a frenagem automática de emergência que equipam o novo Peugeot 308.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais