Queda também na venda de importados

As vendas de carros estão em baixa em todo o Brasil. Seguindo um caminho inverso, o segmento de importados soltava rojões. Mas, a situação mudou. De acordo com balanço da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, houve um queda de 12% na comercialização de carros importados, chegando a 2.936 unidades importadas em agosto contra os 3.337 emplacamento no mesmo período de 2015.

De janeiro a agosto deste ano, as vendas de veículos importados chegaram a 24.473 unidades emplacadas, queda de 42,6% em relação aos 42.646 veículos licenciados nos primeiros oito meses do ano passado. “Em agosto, nossas vendas caíram porque, em julho, antecipamos a utilização de cotas sem a incidência de 30 pontos percentuais. Apesar da queda em agosto, acreditamos que a tendência, agora com a definição da Presidência da República e a reação pelo quinto mês consecutivo da indústria brasileira, é de retomada da confiança dos consumidores brasileiros”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

BMW X6M2

Entre as associadas, segundo comunicado da Abeifa, a BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mês de agosto com 1.257 unidades emplacadas, total que representou aumento de 14,2% em relação ao mês anterior, mas ainda queda de 78% se comparado com agosto de 2015, quando foram emplacadas 5.704 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco associadas à Abeifa totalizaram 7.585 unidades emplacadas, queda de 66,8% ante as 22.813 unidades (à época, sem a produção da Jaguar Land Rover) dos primeiros oito meses do ano passado.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais