Rally dos Sertões 2021 terá roteiro nordestino

Sertões 2021 acontece entre os dias 13 a 22 de agosto com largada na Praia da Pipa (RN) e neste ano o maior rally das Américas será também mais tecnológico e sustentável. Os grupos responsáveis pela área técnica da prova, contarão com uma frota de 60 carros inteligentes, conectados pela plataforma de monitoramento da Smart Driving Labs.

A equipe baiana Pro Rally estará nos Sertões 2021. A turma vai encarar esse grande desafio a bordo de dois UTVS Canam X3 com as duplas Bruno Lima/Pedro Eurico e Gilvando Lima/Hamilton Torres. Serão 3.548 quilômetros rasgando o sertão nordestino.

A tecnologia de monitoramento e análise de dados instalada nos veículos Mitsubishi L200 Triton irá garantir maior segurança durante os 3.615 km que serão percorridos pelo sertão. Esse será o terceiro ano da parceria que permite o monitoramento em tempo real de parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, status da bateria e identificar incidentes.

“Os dados coletados pela SDL ajudam a reduzir custos de manutenção por veículo, além de conscientizar a frota sobre uma direção mais segura. A cada viagem realizada é gerada uma nota conforme a condução do motorista. Será possível saber se ele usou cinto de segurança, quantas acelerações e freadas bruscas foram feitas, entre outros fatores. Ao final, será distribuído o valor de R﹩ 24 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação de condução”, comenta Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.

Diariamente a plataforma SDL irá realizar a coleta de informações como: velocidade média, números de abastecimentos realizados, litros de diesel consumidos, distância diária percorrida, quantidade de frenagens, acelerações e freadas bruscas, manobras perigosas, informações meteorológicas e inclusive captar dados sobre emissão de dióxido de carbono (CO2).

Além disso, por meio de sensores presentes no dispositivo, é possível detectar, avaliar e medir incidentes, conforme os dados que serão gerados. As coletas desses dados são armazenadas nos servidores da Amazon Web Services (AWS), permitindo criar diferentes tipos de análises.

Em 2021 o Sertões passa a ser Carbono Zero. Alinhado ao movimento mundial de preservação do planeta, o maior rally das Américas assume o compromisso de neutralizar suas emissões. A parceria inédita firmada com a Moss.earth, principal plataforma de compensação de carbono do mundo, garantirá a neutralização de 2.000 toneladas de CO2 para a edição deste ano, ou seja, as emissões de toda a frota do Sertões – veículos de competição, equipes de apoio, caminhões, motorhomes, carros da organização e deslocamentos aéreos – serão zeradas. Os créditos de carbono serão revertidos para projetos na Amazônia. Na parte técnica, a organização da prova anunciou um plano de metas escalonado até 2025, visando substituir os combustíveis fósseis.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais