Ram 2500 chega em novembro; picape custa R$ 290 mil

2019 Ram 3500 Heavy Duty Limited Crew Cab Dually

A Ram, marca americana do Grupo FCA, chega com força ao mercado brasileiro. No fim deste ano, os revendedores ganham a nova picape Ram 2500, que já pode ser pedida em todo o país.  Será vendida apenas na versão Ram 2500 Laramie e pelo valor sugerido de R$ 289.990.

Os interessados já podem fazer suas reservas e se planejar pra ter a picape mais desejada do Brasil, segundo pesquisa feita pelo Google com cerca de mil donos de caminhonetes em cidades de peso no cenário do agronegócio, como Cascavel (PR), Uberaba (MG), Rio Verde (GO) e Dourados (MS). No segmento do agronegócio, a nova Ram 2500 é uma das maiores atrações na 64ª edição da Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. O evento destaca a nova Ram 2500 chama a atenção pela frente imponente, com nova grade, novos para-choques e novos faróis, agora com luzes diurnas de led.

A picapona ao estilo USA traz laterais e traseira redesenhadas com inéditas rodas de liga leve e lanternas iluminadas por leds, bem como novos para-lamas e novos espelhos retrovisores externos. Os traços mais musculosos do novo capô refletem as evoluções aplicadas logo abaixo dele, no motor turbodiesel.

A picape valoriza sua frente com enorme capô para guardar o  motor turbodiesel da Cummins, 28 quilos mais leve, com 6,7 litros e 6 cilindros em linha, que teve um ganho de 35 cavalos. Empurra 365 cavalos de potência, auxiliado pelo câmbio automático de 6 marchas, com ajuestes para valorizar o sistema de tração com 3 modos de operação: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

As surpresas continuam ao entrar na vasta cabine, com destaque pra nova central multimídia, que tem a maior tela entre todas as picapes no Brasil: nada menos que 12 polegadas. É tanto espaço que o monitor pode ser dividido para mostrar ao mesmo tempo os comandos do ar-condicionado e os da conexão com iPhone e celulares Android, por exemplo. Pela tela é possível até acompanhar a carga na caçamba, graças a uma câmera exclusiva no segmento – há ainda outras 4 câmeras que formam uma imagem aérea de 360 graus da única caminhonete full-size do mercado, auxiliando em manobras durante o reboque de trailers e com posicionamento personalizado atrás deles.

A fabricante americana oferece o requintado som premium da Alpine (com 9 alto-falantes e um subwoofer) e pacote de segurança que inclui sensor de ponto cego e alerta de tráfego traseiro cruzado) e tecnologias como a do sistema de cancelamento de ruídos externos, também único na categoria. A picape da Ram é ideal para quem está atrás de desempenho, dirigibilidade, luxo, tecnologia, conforto e capacidade de reboque. Exemplo: a Ram 3500 Heavy Duty é a picape mais robusta e de maior capacidade do segmento, sendo capaz de rebocar 15,9 toneladas e de transportar 3,5 toneladas.

Entre as opções de motorização, há ainda outra opção desse motor, com 370 cavalos e que se junta ao motor a gasolina standard da Ram 2500: um 6.4 V8 de 410 cavalos, com desativação de cilindro, comando de válvulas variável e transmissão automática de 8 velocidades, que oferece um refinamento jamais visto em picapes pesadas, no que diz respeito a troca de marchas. E em todos os modelos, a tradicional alavanca deu lugar a um compacto e inovador mostrador giratório do lado esquerdo do console central do painel de instrumentos, que liberou o espaço tradicionalmente ocupado pelo console ou por uma alavanca de câmbio montada na coluna.

Feita no México, a linha 2019 da Ram Heavy Duty ultrapassa qualquer concorrente em qualquer requisito, oferecendo máxima resistência com um interior da mais alta qualidade, incluindo sistemas de segurança ativos e uma premiada conectividade. Ela tem suspensão pra cargas pesadas e constantes, que resulta numa rodagem mais firme, quando descarregada. Mas se ajusta automaticamente, permitindo ser mais esportiva no asfalto e flexível num terreno irregular. A qualidade da direção foi aprimorada graças ao novo ajuste da suspensão, que inclui amortecimento de impacto, molas progressivas e novo projeto de fixação. A exclusiva suspensão a ar traseira oferece agora o modo de ajuste de altura da carroceria ativado pelo motorista, além de modos Normal/Carga e reboque de trailer. O novo sistema de frenagem tem pinças, servo-freio e cilindro mestre atualizados, aumentando a capacidade e ajudando em freadas de distâncias mais curtas.

Diversos elementos de carroceria também foram atualizados, incluindo um capô de alumínio que reduziu o peso em 65 quilos. E graças a uma maior aerodinâmica (incluindo entrada de ar removível) e novas tecnologias, ficou mais silenciosa, sendo que o destaque são o vidro acústico de última geração, dispositivos anti-vibração e um sistema de cancelamento de ruído que reduz os sons ambientes da cabine em cerca de 10 decibéis.

Em segurança, oferece alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência automática e câmera para monitorar a carga na plataforma – que também pode ser usada pra alinhar os reboques de quinta roda e pescoço de ganso. O sistema de monitoramento de pressão de pneu acomoda até 6 pneus da picape e 12 pneus do trailer, com até 4 perfis de reboque.

Externamente, a grade maior está disponível em 6 opções e o novo para-choque dianteiro é cortado com aberturas maiores, fornecendo o maior turbo intercooler que a Ram já adaptou em suas picapes. Há mais de 20 sensores ao redor e 3 variações de faróis: halógeno, todo de led/refletor e todo de led/projetor – este com iluminação adaptável para até 15 graus de movimento na direção de percurso. Ainda oferece o melhor armazenamento de plataforma que pode ser trancado no segmento, incluindo compartimentos versáteis, à prova d’água e que podem ser iluminados e drenados, além de terem tomadas 115V.

2019 Ram Power Wagon

Já a maior cabine do segmento supera qualquer oferta da concorrência, com um luxo sem precedentes, com novos materiais premium e novas cores e texturas, além de painéis de couro feitos à mão. Outro destaque é o multimídia de 12 polegadas, cuja tela é totalmente configurável e pode ser dividida em duas, para operar 2 aplicativos ao mesmo tempo. Para o motorista, há uma tela colorida 3D de 7 polegadas e um console central reprojetado com 12 configurações de armazenamento, além de ignição por botão, carregador de celular por indução, 5 entradas USB (incluindo portas tipo C), 3 conectores 115V, tomadas que operam em 400W e ar que oferece 30% mais fluxo de ar em níveis de ruído inferiores, incluindo ventilação de descongelamento maior.

Com até 258 litros de volume de armazenamento interno (mais de duas vezes maior que a do rival mais próximo) e 2 compartimentos atrás dos bancos traseiros, ela oferece capacidade de armazenamento adicional de 120%, comparada à rival mais próxima. Pra completar, oferece 4 sistemas de áudio, que dão a melhor experiência sonora, incluindo um Harman-Kardon de 750W com 17 falantes e um subwoofer de 8 polegadas e o sistema de entretenimento SiriusXM, que disponibiliza mais de 200 canais, acesso a milhares de horas de programação gravada sob demanda e ofertas play-by-play esportivas.

2019 Ram 2500 Tradesman – regular cab and 2019 Ram 3500 Tradesman – dually regular cab

A Ram Power Wagon é a maior picape de capacidade off-road da indústria. Tem suspensão exclusiva, barra estabilizadora de desconexão e gancho de 5,4 toneladas. Novidade é a câmera com visão 360 graus, pra ajudar a contornar obstáculos. Um gancho na frente oferece guia de cabo e retentor com novo cabo sintético, que não dobra, não se desgasta e é mais manobrável – e também reduziu o peso em 13 quilos.

Fonte: Site AutoDestaque

Veja também...

Veja mais
Carregar mais