Renault Morphoz é carro-conceito futurista; Continental desenvolveu os pneus

Carros-conceito sempre atraem a atenção de todos e mostram naturalmente as tendências do automóvel do futuro. O veículo é, de fato, da montadora, mas os componentes são desenvolvidos em comum acordo de parceria com as empresas da cadeia produtiva da indústria automotiva. São da Continental os pneus 255/45R22 que equipam o Morphoz, primeira proposta da Renault totalmente desenvolvida na plataforma modular CMF-EV e construída para uso nos futuros veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan.

O pneu-conceito foi projetado utilizando como base dois importantes atributos da linha SportContact: direção precisa e conforto de condução, afinal veículos elétricos demandam pneus “silenciosos”. O SportContact incorpora a inovadora tecnologia Macro-Block, composta por blocos flexíveis e adaptáveis. Ela maximiza a área de contato do pneu com o solo, assegurando maior aderência e estabilidade nas curvas enquanto o Black Chilli, um composto inteligente acionado apenas em situações de frenagem, permite o aquecimento rápido do pneu e menor distância de frenagem sob qualquer condição climática.

A família de pneus da linha SportContact emprega ainda em sua fabricação polímeros de cadeia longa que reduzem a temperatura do pneu. Ao rodarem mais “frios”, ou seja, com uma absorção mínima de energia sob a forma de calor, esses pneus entregam uma maior quilometragem, reduzem o consumo de combustível, minimizam a resistência ao rolamento e, consequentemente, diminuem a emissão de CO₂, protegendo o meio ambiente.

Dotado de sistema de direção semiautônomo de nível 3 – mas que ainda não dispensa o condutor, e com carroceria expansível, o Renault Morphoz inova ao permitir ampliar ou reduzir seu comprimento de forma automática de acordo com a configuração de uso. O veículo-conceito da Renault ilustra a visão do futuro da mobilidade elétrica e incorpora a tecnologia em todas as suas formas: design, inteligência a bordo, conectividade, pneus e layout.

Há mais de dez anos, a Continental mantém no Brasil uma sólida parceria com a Renault, primeira montadora de carros instalada no país a optar pelos pneus da marca como equipamento original. Entre os modelos que nesse período passaram a sair de fábrica calçados com pneus de tecnologia alemã estão Novo Sandero (PremiumContact 5), Sandero RS e GT Line (ContiSportContact 3), Sandero Stepway (ContiCrossContact LX), Logan (ContiPowerContact), Fluence (ContiPowerContact), Captur (ContiCrossContact LX 2) e Kwid (ContiEcoContact3). A Continental também fornece para a Renault compact spares (estepes compactos).

Veja também...

Veja mais
Carregar mais