Revisão do carro é essencial antes do feriadão

Brasileiro adora um feriadão. É o momento do lazer, da diversão em família. Para garantir os momentos de curtição dos feriadões, é bom estar com o carro em ordem, funcionando para as viagens da folga dos dias de Finados e da Proclamação da República.

Neste fim de semana, tem feriado prolongado e é bom passar em uma oficina para fazer uma checagem geral no carango para em seguida pegar a estrada. Viagens curtas ou mais longas para o interior, faça a revisão no carro. Há itens como componentes e peças fundamentais, como filtro de óleo, velas, radiador e pneus. Há alguns serviços gratuitos e ofertas especiais para a troca de pneus, por exemplo, ou a simples verificação do estado de conservação de amortecedores, fluidos de freio e direção, parte hidráulica e no sistema de freios.

Para ajudar nos preparativos da viagem, o supervisor reuniu os principais itens a serem revisados. Fique atento a essas dicas:

  1. Combustíveis e lubrificantes –O melhor é abastecer em postos conhecidos. Também é válido estar atento ao tempo que o combustível está parado no tanque, em casos de veículos pouco usados no dia a dia.
  2. Filtros de ar, óleo e combustível –Realize a troca desse sistema, conforme indicado no manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, reduz a vida útil do lubrificante.
  3. Limpador de para-brisas –Lave a borracha das palhetas apenas com água. Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros.

Freios –O nível do fluido de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruído, trepidação, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.

Velas e cabos –Qualquer falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes. Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil quilômetros e os cabos trocados a cada 50 mil quilômetros.

 Suspensão –O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção, para evitar que você saia da sua rota.

 Radiador –Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. E peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas –É importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. Além disso, é importante desligar dispositivos elétricos que não estiverem funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor também esteja desligado.

Pneus –Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional ou na troca do conjunto.

Fonte:  Centro Automotivo Ferreira Costa Funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 19h. Domingo das 09h às 15h. Telefone: (71) 3505-1563

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais