COMPARTILHAR

Por Roberto Nunes, em São Paulo

A alemã BMW é mais uma que entra com força no mundo dos carros autônomos no mundo. É com a sétima geração do sedã de luxo Série 5 que a marca bávara introduz sistemas da mais avançada tecnologia semi-autônoma para antecipar dispositivos que auxiliam o condutor e possibilita o carro frear e andar praticamente sozinho em vias com faixas indicativas na pista. O novo BMW Série 5 chega ao mercado brasileiro em duas versões de acabamento: 530i M Sport e 540i M Sport com preços a partir de R$ 315.950 e R$ 399.950, respectivamente.

De visual extremamente esportivo, o novo Série 5 desembarca com pacotaço de equipamentos já na sua configuração 530i. O pacote M Sport é o elo de ligação entre as duas versões. Garante a exclusividade visual com saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro mais esportivos e acabamento individual High-gloss Shadow Line.

O sedã alemão se diferencia já pelo que está sob o capô. O 530i M Sport vem equipado com o motor 2.0 TwinPower Turbo com 252 cavalos e 4 cilindros. Há também o TwinPower Turbo com 340 cavalos e 6 cilindros. A transmissão é automática de oito velocidades. O modelo 530i é empurrado pela tração traseira.

Produzido na fábrica de Dingolfing (Alemanha), o novo Série 5 tem ainda mais itens em sua configuração 540i M Sport. É esta que traz os dispositivos de condução semi-autônoma, usando sistemas de assistente de mudança de faixa, controle de velocidade de  cruzeiro de última geração e a nova geração do Auto Start/Stop.

bmw 1

É possível tirar até as duas mãos do volante e aproveitar toda a tecnologia desenvolvida pela BMW. O Série 5 usa materiais mais leves em alumínio na carroceria e é o primeiro carro da marca a ganhar esses dispositivos, indicando assim que a fabricante alemã deve, em breve, incorporar os sistemas nos demais modelos. O sistema auxiliar de direção, por exemplo, oferece a possibilidade de manter o carro na trajetória em velocidades de 30 km/h até 210 km/h. Há ainda assistente de mudança de faixas, aviso de travessia de tráfego e alertas de colisão lateral e de saída da pista, indicando ao motorista que há riscos e que ele deve, na prática, retomar a condução do volante.

Tecnologia

Mas nem só de tecnologia de condução vive o mundo dos carros. Atualmente, as fabricantes de veículos investem na conectividade com multimídia avançado e com serviços completos, como GPS integrado e conexão ao mundo virtual e online. O carro mais parece que virou um “smartphone” com tantos Apps e possibilidades para deixar você totalmente conectado. A BMW apresentou também a  plataforma ConnectedDrive, que oferece serviços para o veículo da marca. Entre as funcionalidade, estão os serviços de concierge, chamada de emergência e até o acesso ás contas de emails.

bmw-5-series-2017-1280-95

AUTOS E MOTOS testou o novo BMW 540i M Sport em estradas paulistas. De série, o sedã vem com motor 3.0 de seis cilindros, de 340 cv e torque de 45,8 kgfm. Tem velocidade controlado em 250 km/hora e, no zero a 100 km/h, faz em 5,1 segundos. É dotado de tração integral xDrive e tem tanque de combustível com capacidade de 68 litros.

Se o carro anda bem, oferece também muito mais conforto. Seu visual é valorizado pelos faróis de LED adaptativos inteligentes. O carro tem tela multimídia de 10,2 polegadas com comandos por gestos e 20 GB de memória, além de 16 caixas de som, sistema de projeção de informações no para-brisa e chave presencial que mais parece um mini-smartphone.

O 540i vem com rodas de liga-leve de 19 polegadas, assistente de estacionamento mais avançado, som Harman Kardon, projeção de imagens no para-brisas, sistema de visão noturna, ar-condicionado de 4 zonas e sistema que fecha as portas por sucção caso elas não tenham sido completamente fechadas.

Como todo sedã, o porta-malas é generoso. A capacidade do compartimento de bagagem é de 390 litros com estepe e bons 550 litros sem o pneu reservado dentro do porta-malas.

 

O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQQ é o mais barato do Brasil
Próximo artigoSérie 5 entra na era tecnológica
O site AUTOS&MOTOS reúne a opinião e a produção de textos do jornalista automotivo Roberto Nunes. Mande suas sugestões e críticas para o e-mail mr.robertonunes@autosemotos.com Acompanhe as redes sociais pelo instagram - @autosemotostv ou @ nunes_roberto - e pelo twitter - @autosemotostv e @nunesautobrasil. Siga a fanpage do Autos&Motos no facebook. Inscreve-ase no canal do YouTube www.youtube.com/autosemotostv

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA