Sobe IPI de motos no Brasil

O governo brasileiro está fazendo tudo para aquecer a economia no País. Agora, lançou um decreto que eleva a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para 35% nas motocicletas, incluindo também produtos como fornos micro-ondas e ar-condicionado.

No caso das motos, a alíquota passa de 15% para 35%. Nas motos pequenas, as de 50cc, as alíquotas eram de 15%. Para modelos acima de 50cc ficava em 20%. O aumento chega em boa hora, já que as vendas de motocicletas estavam em queda nos primeiros meses deste ano. Com a medida, o governo vai estimular a venda de produtos feitos na Zona Franca de Manaus – a alíquota maior não incide sobre os bens produzidos na Zona Franca, região industrial que continuará pagando IPI de 20%.

A decisão é bem parecida com a que foi anunciada para os carros importados de fora do Mercosul e México – os do acordo automotivo. No fim do ano passado, o governo subiu em 30 pontos percentuais o IPI dos importados com o objetivo de proteger a indústria nacional e estimular investimentos no país.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais