COMPARTILHAR

O ano de 2017 será lembrado pelo recall. Desde janeiro deste ano, o número de chamamentos para verificação ou troca de peças defeituosas atingiu praticamente todas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil. Alguns modelos saíram da linha de produção e, quase que imediatamente, foram incluídos em recall de segurança.

A FCA, grupo que comanda marcas como a Jeep e Fiat, já havia feito um chamado para todas as versões do Argo. Em seguida, inclui ainda os proprietários dos modelos Mobi, ano/modelo 2016 a 2018, e Uno, ano/modelo 2014 a 2018, todas as versões devem passar pelo serviço de verificação e atualização do software da central eletrônica do comando da chave de setas, uma vez que a eventual falha do componente poderá acarretar o não funcionamento das luzes das setas de direção sem a ciência do condutor, aumentando o risco de acidente, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

Agora, chegou a vez da picape Toro. De acordo com o chamamento de recall, a Fiat vai ter que realizar o serviço de verificação em há 9.603 veículos, com os finais de números de chassis (não sequenciais) de A50484 a B73045. A Toro equipada com transmissão manual de seis marchas (MT6) e motorização a diesel, ano/modelo 2016 a 2018, deve passar gratuitamente pela inspeção do sistema de regeneração de DPF (Filtro Particulado de Diesel).

De acordo com a Fiat, em algumas unidades desta versão e somente sob determinadas condições de uso frequente em percursos curtos e a baixa velocidade, o sistema poderá apresentar alteração do nível do óleo lubrificante do motor. O comunicado indica que “a variação anormal do nível de óleo pode causar a elevação da rotação do motor, aumentando as chances de acidentes, com consequentes riscos ao motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros”.

imagem (1)

O documento diz ainda que “os veículos envolvidos nesta campanha serão inspecionados quanto ao correto funcionamento do sistema e serão efetuadas a troca gratuita do óleo do motor e do filtro e a atualização da mensagem do quadro de instrumentos do veículo, para informar o condutor sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração do filtro de partículas DPF e a sua conclusão. Os consumidores também receberão cartilha suplementar ao manual do proprietário com instruções de uso e serão orientados. Adicionalmente, a Fiat concederá a extensão da garantia por mais um ano a todos os veículos envolvidos nesta campanha”.

Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, acesse o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA