Volvo lança sua nova linha de caminhões F em evento com tecnologia de última geração

A Volvo apresentou sua nova linha F de caminhões com uma experiência virtual inédita e inovadora no segmento automotivo brasileiro. Em um evento épico, a marca lançou, pela primeira vez, três produtos simultaneamente – os novos caminhões Volvo FH, FM e FMX, numa jornada de experiência imersiva e repleta de tecnologia de última geração.

“O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4m de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno.

“A Volvo é reconhecida por levar a seus clientes experiências de marca inéditas, singulares e inesquecíveis. Trazer esse mesmo espírito para um evento on-line foi o nosso grande desafio. Assim como os novos caminhões que lançamos, buscamos uma tecnologia de ponta e inédita em nosso segmento, para reforçar nossa imagem de marca que está sempre na vanguarda”, assegura Felipe Battistella, gerente de marketing e concessionárias da Volvo na A. Latina.

O futuro das produções ao vivo

Considerada o futuro das produções ao vivo, a realidade estendida é uma nova técnica utilizada para produção de conteúdo que permite que sejam combinados mundos físicos e virtuais de forma jamais vista. Trata-se de uma combinação das tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, que oferece uma completa imersão do público e dos apresentadores dentro do conteúdo e amplia o leque de possibilidades para marcas.

A realidade estendida capta as imagens do estúdio com iluminação dinâmica graças aos cenários virtuais exibidos em tempo real em telas de LED e, utilizando câmeras especiais, permite que os cenários sejam expandidos para completa imersão em um mundo virtual criado em softwares de 3D utilizados pela indústria de jogos, como Unreal Engine. Tudo isso sendo visualizado em tempo real.

A mais nova produção da saga Star Wars, Mandalorian, utilizou a realidade estendida pela primeira vez em Hollywood como um substituto para o tradicional fundo verde. Os principais ganhos estão na possibilidade que a tecnologia oferece para os atores e diretores visualizarem em tempo real os efeitos visuais e cenários que antes seriam inseridos somente após as gravações. Já nas produções ao vivo da TV, a realidade estendida estreou com a apresentação da Kate Perry no American Idol, um dos programas de maior sucesso da TV norte americana.

“Aqui no Brasil, a tecnologia começou a surgir no fim do ano passado com o show do Alok, mas sua verdadeira estreia foi marcada por um show do Criolo na Twitch que ganhou grande repercussão pela inovação que o público notou no conteúdo”, lembra Ricardo Bruno.

Para os eventos corporativos, por exemplo, a xR permite que o produto e os apresentadores sejam inseridos dentro de cenários virtuais impressionantes, realistas e integrados aos demais elementos em cena, com níveis superiores de iluminação, texturas, sombras e detalhes.

Com a mesma tecnologia utilizada na série Mandalorian, do Disney +, e jogos como Fortnite e Mortal Kombat 11, a produção para a Volvo contou com mais de 150m² em telas de LED, composição em tempo real, câmeras com rastreamento, toneladas de terra, pedras e plantas cenográficas, além de áudio imersivo, para desafiar os limites dos eventos corporativos e da produção audiovisual.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais