Chegou a versão de entrada do XC40

A Volvo já iniciou a venda do XC40 T4 no Brasil. Com motor menos potente, a versão T4 é a de entrada e complementa o leque de opções com as configurações Momentum e R-Design. O utilitário XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Esta plataforma faz parte do projeto de carros do futuro da Volvo, que serão totalmente eletrificados dentro das linhas da chinesa Geely, empresa controladora da marca sueca no mundo.

O XC40 T4 vem equipado com transmissão automática Geartronic de 8 velocidades e o motor T4 Drive-E 2.0, de 4 cilindros em linha, com turbocompressor, para gerar potência de 190 cavalos a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm. Segundo dados do fabricante, o utilitário esportivo chega a 210 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 8,4 segundos.

O motor 2.0 gera 190 cv e é acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades

É um carro com visual moderno, seguro e de pacote amplo de equipamentos e de conectividade, seguindo a linha dos irmãos maiores XC60 e XC90. A Volvo inclui o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite. Há ainda o recurso Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. O dispositivo funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista. É ativado entre 65 e 140 km/h.

O XC40 tem também os sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada e de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. O pacote de equipamentos é vasto e traz sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas íngremes, controle de cruzeiro. De opcional, o T4 pode receber a tecnologia de direção semiautônoma de até 130 km/h, por R$ 5 mil.

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica. o XC40 reúne a versatilidade da plataforma modular, design refinado, interior sofisticado e recursos avançados de segurança e dirigibilidade. É um carro compacto mas extremamente espaçoso. Tem uma distância de entre-eixos de 2,70 metros e suas dimensões são: 1,86 metro de largura; 1,65 metro de altura; e 4,42 metros de comprimento.

O XC40 T4 tem sistema Volvo FULL LED System com funções de nivelamento automático dos faróis, Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; e DRL com acendimento automático em formato “T” (Martelo de Thor). Sua traseira exibe a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.

O carro vem com um avançado multimídia, que mais parece um tablet, com sistema Sensus Connect e uma tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas. É de LCD e fica localizada no painel central, com todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem atualização gráfica aprimorada. Há sistema de navegação, conectividade e entretenimento. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.

O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O novo Volvo XC40 T4 tem valor sugerido de R$169.950.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais