Volvo XC90: dois mundos

A Volvo Cars, marca da chinesa Geely, tem planos ousados e deseja, a partir de 2017, ampliar o processo de vendas de carros totalmente conectados e recheados de tecnologia embarcada. O XC90 é o pioneiro com sistemas auxiliares de detectores de faixas na pista e para seguir o veículo à frente.

A Volvo nunca emplacou nenhum veículo no Brasil. Sinônimo de segurança no mundo, a marca sueca – hoje controlada pela chinesa Geely – avança com planos globais para oferecer modelos autônomos, os carros que dispensam o motorista e usam sensores para seguir a trajetória na viagem.
IMG_20151018_122401499_HDR
A ideia é ousada e, a partir de 2017, a Volvo Cars já deseja ampliar o processo de vendas de carros totalmente conectados e recheados de tecnologia embarcada. O XC90 inaugura o caminho dos veículos altamente conectados. O carro da Volvo é o supra-sumo da tecnologia. De porte imponente – são quase cinco metros de comprimento (exatos 4,88 metros) e uma distância de entre-eixos de 2,93 metros –, o XC90 destila conforto, performance e, logicamente, um amplo pacote de tecnologia embarcada. Tudo é um primor. O acabamento é extremamente refinado e o motorista dispensa a chave – o dispositivo é presencial e deve estar apenas no bolso – para destravar as portas e ligar o motor em um simples giro do botão Start/Stop no console central.
volvo5
Testei as duas configurações do Volvo XC90 – Momentum T6 (R$ 319 mil) e Inscription T6 (R$ 363 mil), ambas com o motor 2.0, de quatro cilindros, que gera 320 cavalos e torque de 40,8 kgfm, auxiliado por um turbo supercharger e uma moderna transmissão automática de 8 velocidades.
Mas há diferenças pontuais entre as duas configurações. O XC90 quer ser um crossover para brigar com o Land Rover Sport e Audi Q7. No entanto, tem visual mais de perua (station wagon).
Test drive A Volvo capricha e já oferece a central multimídia sensível ao toque de 9”, uma espécie de tablet para o uso de todos os sistemas e componentes do carro. Há ainda airbags frontais, laterais e de cortina, alerta de colisão frontal, sistema de frenagem automática para carros, pedestres e ciclistas e controle eletrônico de estabilidade.
volvo2A tração é nas quatro rodas (AWD), e o motorista tem à disposição a câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo com assistente em fila, start-stop, sensor de chuva, assistente de estacionamento, volante multifuncional e faróis de LED com sistema autodirecional. As rodas são de 19 polegadas e a tampa do porta-malas tem dispositivo eletrônico – basta passar o pé por baixo do parachoque traseiro para abrir ou fechar o compartimento de carga.
O Volvo XC90 Inscription foi colocada à prova no litoral norte baiano, inclusive nas trilhas da Reserva de Sapiranga, na região da praia do Forte. Com tração integral e suspensão adaptativa, o carro passou bem por trechos com valas e obstáculos off-road. Na estrada ou na cidade, o motorista tem à disposição sistemas de segurança, como o IntelliSafe (auxiliar de frenagem de emergência. De acordo com as informações da Volvo, até 50 km/h, é possível fazer o carro andar sozinho, seguindo o carro da frente.
O XC90 vem com alerta de colisão traseira, de ponto cego e de tráfego lateral, além de um sistema de câmera com visão de 360°, head-up display, escapamento duplo, grade frontal cromada, suspensão a ar, além de rodas exclusivas de 20 polegadas com pneus 275/45, ar-condicionado de quatro zonas e amplo teto solar elétrico.
Volvo traça meta para desenvolver novas tecnologias

A sueca Volvo é uma das poucas marcas instaladas no Brasil que ainda não anunciou uma fábrica no território nacional. Mesmo assim, segue firme com planos sólidos. A Volvo Cars irá investir cerca de 11 bilhões de euros para desenvolver um plano de apresentar novas tecnologias e produtos atualizados. Um deles é o novo XC90.

volvo1O novo XC90 é o primeiro carro produzido na nova plataforma desenvolvida pela Volvo Cars, a SPA (Scalable Product Architeture). Com visual baseado na nova linguagem de design, o carro vem com o conjunto mecânico Drive-E e tecnologias para garantir a segurança. O carro incorpora ainda o Detector de Pedestres no Escuro, sistema que aprimora a detecção de outros veículos, pedestres e ciclistas quando se está dirigindo na neblina ou durante a noite. Traz também o controle de cruzeiro adaptativo com auxílio de direção, uma tecnologia que ajuda o motorista a se manter na faixa, no ritmo do tráfego, seguindo automaticamente o carro à frente.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais