Automotivo Motocicletas

Yamaha oferece a nova Fazer FZ25 ABS com visual arrojado e melhorias mecânicas

Escrito por Roberto Nunes

A japonesa Yamaha luta com todas as forças nos mais variados segmentos de motocicletas no Brasil. Ainda está longe da participação de mercado da rival Honda, mas oferece modelos surpreendentes como a nova Fazer FZ25 ABS. A moto é para uso na cidade e chega de cara nova e representa todo o pioneirismo e avanço que a Yamaha traz ao segmento de motocicletas urbanas de média cilindrada, sempre antecipando tecnologias.
Presente no mercado brasileiro há 16 anos, com aproximadamente 390 mil unidades
comercializadas, o modelo foi o primeiro da categoria a ter injeção eletrônica, a
trazer a tecnologia Flex de combustível, a contar com freio a disco na roda traseira e com sistema de freios ABS de série nas duas rodas. Atualmente, é a motocicleta com freios ABS mais vendida do Brasil.

Na sua versão anterior, a Fazer FZ25 já havia sido a primeira no segmento com farol de LED, e agora nessa versão 2022, o conjunto óptico está ainda mais avançado, com o novo farol com projetor de LED de última geração que ilumina de maneira muito mais eficiente. Integrado ao conjunto, temos também a inclusão do DRL (Daytime Running Light – Luz de rodagem diurna), também em LED.
O design da Fazer FZ25 ABS está ainda mais surpreendente. A remodelação da carenagem frontal, os novos grafismos e as novas cores reforçam seu visual agressivo e esportivo. Além disso, o lampejador de farol ganhou um novo posicionamento, garantindo mais conforto e segurança para o condutor.

As qualidades que conquistaram o respeito e admiração de milhares de motociclistas
permanecem, como a notável agilidade, a pilotagem confortável e com toque de
esportividade, e sobretudo, a durabilidade do consagrado motor 250cc da Yamaha.
Sua garantia segue sendo de 4 anos, a maior da categoria. Além disso, as concessionárias autorizadas Yamaha oferecem o programa de Revisão Preço Fixo, com valores padronizados em todo o país, onde o cliente consegue programar-se da 1ª até a 7ª revisão e ainda ganha a mão de obra das duas primeiras
revisões. O pagamento pode ser parcelado em até 6X no cartão de crédito.

Seguindo a linha de inovação, a Fazer FZ25 ABS possui manual interativo digital, que pode ser acessado na página do produto no site yamaha-motor.com.br, facilitando a busca por informações e trazendo vídeos explicativos dos principais assuntos. O modelo também pode ser adquirido de modo 100% digital, na BLU STORE, o primeiro e-commerce de motocicletas do Brasil. Os clientes compram pelo site da montadora, a qualquer hora, de qualquer lugar, com muita flexibilidade na escolha da forma de pagamento, podendo combinar boleto, um ou dois cartões de
crédito e financiamento, e escolhem ainda entre retirar a motocicleta na concessionária ou recebê-la no conforto de casa, disponível para o Estado de São Paulo e, em breve, para outros Estados.
Motor – O monocilíndrico, de arrefecimento misto – uma vez que conta com o auxílio
de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC – Single Over Head Camshaft).
A receita de tanta robustez tem origem não só em um projeto consolidado, mas também na tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido,
dispersando o calor com mais eficiência.
O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.
Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 21,3 cv e de 21,5
cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O
torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina,
ambos alcançados a 6.500 giros.
 
 
 
 
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário