Em um cenário de transição energética cada vez mais urgente, o biogás e o biometano se consolidam como peças-chave da nova economia verde no Brasil. É nesse contexto que a 12ª edição do Fórum do Biogás, que acontece nos dias 02 e 03 de setembro de 2025, no São Paulo Expo, reunirá os principais agentes da cadeia produtiva, autoridades públicas, especialistas, investidores e representantes do mercado internacional.
Realizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o evento se tornou o maior da América Latina e ganha ainda mais relevância ao alinhar debates técnicos e regulatórios com oportunidades reais de investimentos e negócios. Serão dois dias de programação simultânea, com área de exposição de tecnologias, rodadas de negócios e painéis voltados à inovação, mobilidade com biometano, certificações, mercado livre e internacionalização.
Renata Isfer, presidente-executiva da ABiogás, afirma que a nova edição vem ainda mais provocativa. “Reunimos aqui os principais formadores de opinião, com influência para decisões políticas e oportunidades de investimento, somado aos maiores nomes da pesquisa e inovação para impulsionar a agenda do biometano no Brasil. Elencamos personalidades estratégicas para sairmos desta edição com proposições claras para que o país potencialize ainda mais a produção de biogás e de biometano, que hoje está em superávit. Precisamos suprir essa demanda e o país tem plenas condições de expandir a oferta”, afirma Isfer.
Biometano em ascensão: crescimento, desafios e protagonismo
De acordo com o Panorama do Biogás 2024 (CIBiogás), o Brasil ultrapassou a marca de 1.633 plantas de biogás em operação, com capacidade instalada de 4,7 bilhões de Nm³/ano, representando um crescimento médio de 19% ao ano desde 2019. O número de plantas com tecnologia para purificação de biometano também aumentou — são 79 unidades com capacidade de 667 milhões de Nm³/ano, com previsão de ampliação.
Atualmente o Brasil tem apenas 14 plantas de biometano autorizadas e 37 em análise pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O biometano, por sua compatibilidade com o gás natural e alto potencial de descarbonização, tem sido o destaque da nova política energética brasileira — especialmente em setores como transporte pesado, saneamento, indústria ceramista, agroindústria e bioenergia.
Entre os destaques da edição está confirmada a participação de autoridades como da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, o Secretário de Estado do Mato Grosso do Sul de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruk, Elbia Gannoun, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEÓLICA), e do deputado federal Arnaldo Jardim, articulador da Lei 14.933/2023 (Combustível do Futuro), que estabelece metas para ampliação da participação de biocombustíveis, regula o uso do biometano e promove a mobilidade sustentável. Jardim também preside a Frente Parlamentar pelo Biogás e Biometano, que tem sido essencial na construção de um ambiente legislativo favorável para o setor.
A 12ª edição do Fórum do Biogás será o principal palco para apresentação de soluções da cadeia produtiva do biogás e do biometano, promovendo conexões estratégicas entre empresas, investidores e formuladores de políticas públicas. A programação visa fomentar parcerias, divulgar tecnologias já em operação no Brasil e no mundo e consolidar o biometano como peça central da transição energética nacional. Para Tiago Santovito, diretor-executivo da ABiogás, “essa edição marca uma virada de chave para o setor. O biogás e o biometano deixaram de ser uma promessa e se tornaram realidade econômica e ambiental. E o Fórum é o ponto de encontro das principais mentes que estão fazendo essa transformação acontecer.”
COP 30, lideranças e a descarbonização na programação
A programação contará com dois dias de atividades intensas. No dia 2 de setembro, a agenda começa com a abertura oficial, seguida do painel “Estados pelo Clima: O uso do biogás e do biometano como estratégia na Agenda de descarbonização”. No período da tarde, a partir das 14h, ocorrem os painéis simultâneos “Tendências Globais para o Mercado de biogás e biometano” e “CEOs em foco: Estratégias e Investimentos na Construção do Mercado”. Às 16h, o debate continua com os temas “COP30 e o papel do biogás na Agenda Climática Brasileira” e “O papel do biometano na construção de um Mercado Livre de Gás”.
No segundo dia, 3 de setembro, a programação inicia com os painéis “Obrigação e Oportunidade: como os agentes estão se preparando para cumprir o mandato de biometano” e “Avanços na Mobilidade: o que falta para decolar?”. Às 11h, os temas abordados serão “Certificado de Garantia de Origem de biometano: Mitos e Verdades” e “Logística do biometano: conectar é preciso”. No período da tarde os participantes poderão acompanhar os debates sobre “O Novo Capítulo da Energia Renovável Brasileira” e “Waste-to-Energy: o futuro dos Resíduos Sólidos Urbanos”. Por fim, os painéis simultâneos tratarão de “Contratação: desafios e oportunidades de trabalho no setor de biogás e biometano” e “Inovar para Avançar: as fronteiras tecnológicas do biogás e do biometano”.
Além da programação técnica, a edição de 2025 contará com delegações estrangeiras, rodadas com compradores de energia, e sessões voltadas à certificação de carbono e mecanismos de financiamento climático. O São Paulo Expo, localizado na zona sul da capital, oferece fácil acesso (metrô Jabaquara, Rodovia dos Imigrantes e Aeroporto de Congonhas), além de estar cercado por ampla rede hoteleira.
As inscrições para o 12º Fórum do Biogás estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo site oficial forumdobiogas.com.br. Os ingressos dão acesso completo aos conteúdos dos dois dias de evento, à área de exposição e ao certificado digital de participação. Associados da ABiogás contam com valor especial, e para não associados, o Lote 2 está disponível até 4 de agosto, com opção de meia-entrada. A organização recomenda que os interessados garantam sua inscrição com antecedência, já que os lotes promocionais têm número limitado de vagas e a expectativa é de reunir mais de 1.200 participantes nesta edição. Nos últimos três anos, os ingressos se esgotaram antes do prazo final, com formação de lista de espera — o que reforça a alta demanda pelo evento.
Deixe um comentário