Testes

Sentra mostra qualidades para enfrentar Corolla e Civic

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em Salvador

A japonesa Nissan tem duas rivais nipônicas, a Honda e a Toyota. O sedã médio Sentra sempre enfrentou dois rivais, o Honda Civic e o Toyota Corolla. Produzida na fábrica de Aguascalientes (México), a terceira geração do Sentra “andou várias casas” para ser aceito como uma excelente opção no mundo dos sedãs. E essa afirmação é reforçada a partir do momento em que você entra e dirige o novo Nissan Sentra, que ganhou visual bem moderno e amplo pacote de equipamentos e de conectividade.

AUTOS E MOTOS andou por uma semana na configuração topo da gama do Sentra, a Exclusive com interior mais caprichado. Há ainda as versões Advance 2.0 CVT e Exclusive 2.0 CVT. Por sinal, a Nissan caprichou e incluiu itens diferenciados e exclusivos como bancos com Tecnologia Zero Gravity e em couro no tom bege, teto solar, câmera de visão 360 graus e sistema de som BOSE.

O sedã da Nissan ficou mais largo ao ser comparado com seus concorrentes. Ganha assim muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. É assim que o Sentra quer ser notado. O motorista fica em uma área confortável. Tem direção elétrica com volante em forma de “D”, de base achatada, para garantir uma pegada mais justa. Traz ainda ajustes de altura e de profundidade. Com isso, o motorista percebe que é um nível melhor para dirigir e aproveitar todo conforto e a segurança com as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).

Ainda não foi nesta geração que a Nissan equipou o Sentra com motor turbinado no Brasil. É uma leve derrapada, sim, mas há suas razões. O novo Sentra vem equipado com motor 2.0 16V aspirado, de injeção direta de combustível e movido apenas a gasolina. São 147 cavalos de potência a 6.500 rpm e 20 kgfm de torque a 4.500 rpm, sem a opção do câmbio manual.

O sedã da Nissan oferece itens como visão 360º inteligente e detecção de objetos em movimento (AVM + MOD), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), alerta inteligente de atenção do motorista (I-DA), bancos com tecnologia Zero Gravity, controle dinâmico de chassi integrado, partida remota do motor e sistema premium de som BOSE com 8 alto-falantes.

Em todas as versões, a Nissan entrega um pacote bem interessante e inclui seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado com ajuste manual, rodas de liga leve de 16”, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, faróis com luzes halógenas e luzes de rodagem diurna em LED, faróis de neblina, freios a disco nas 4 rodas, central multimídia com tela de 8” e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, partida do motor por botão e alerta de esquecimento de pessoas e objetos no banco traseiro.

O Sentra testado é mais equipado e tem rodas de 17”, faróis principais e de neblina em LED, ar-condicionado digital de duas zonas, aquecimento na fileira dianteira e ajustes elétricos para o banco do motorista, para-sóis com iluminação, além de volante em couro com borboletas, apoio de braço no banco traseiro, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga do motorista. O carro traz ainda controle de cruzeiro adaptativo, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de manutenção em faixa de rodagem, farol alto automático, rebatimento elétrico dos retrovisores, partida do motor à distância, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de câmeras 360º e sistema de som Bose com 8 alto-falantes.

 

O sedã médio tem as seguintes dimensões: 4.640 mm de comprimento (4 mm extras em relação ao antecessor), 1.815 mm de largura (54 mm a mais) e 1.455 mm de altura (49 mm a menos). Na distância entre eixos, o ganho foi de 10 mm (2.710 mm ao todo). O Sentra tem porta-malas de 466 litros e chegou ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Na hora da escolha de um sedã médio, inclua ai um test drive no Nissan Sentra. A nova geração deixou no passado o estigma de carro de tiozão e oferece pacote de tecnologia embarcada, visual esportivo e disposição para desbancar qualquer rival no mercado.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário