Testes

C40 Recharge, um passo gigante para eletrificação da Volvo

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

Lançado globalmente no México, o C40 é o suprassumo da tecnologia de eletrificação da sueca Volvo no mundo. Parte do conglomerado chinês Geely, a Volvo enaltece seus passos largos, deixando de lado o veículo a combustão e oferecendo carros modernos na plataforma de motores “verdes”, sem emissão de poluentes como o C02 na atmosfera.

Produzido pela Volvo na Bélgica, o C40 é um misto de hatch com SUV ao estilo cupê. O elétrico C40 Recharge ganha forma a partir da plataforma do irmão XC40. É “o ponto de partida” da Volvo no seu projeto de eletrificação de veículos pelo mundo afora.

Seu conjunto frontal surpreende e causa estranheza, já que a grade dispensa as tradicionais aberturas para o resfriamento do motor. É uma grade sem aberturas e, neste caso, este detalhe é pela falta de um motor.

O veículo é extremamente seguro e recebeu nota máxima 5 estrelas nos testes mais rigorosos na Europa. O hatch-SUV da fabricante sueca Volvo vem com lanternas com LEDs. O teto ganha caimento na parte da coluna C e mostra que o o veículo mostra que é um cupê. Tem painel totalmente digital, teto solar panorâmico que se estende até os bancos traseiros, além de faróis full-LED, lanternas em LED e rodas de liga leve com aro de 20 polegadas.

Na parte da tecnologia, a montadora oferece o que há de mais moderno. Na parte mecânica, idem. O veículo traz dois motores elétricos, um em cada eixo, com 408 cavalos de potência máxima. Já as baterias têm capacidade maior, de 78 kWh, e o pacote motriz garante uma autonomia de até 420 km, segundo os números divulgados pela Volvo. Há ainda a recarga rápida, o que possibilita que 80% das baterias podem ser recarregadas num tempo de 40 minutos.

Mas o C4 Recharge surpreende em uma série de aspectos. Tem visual inusitado, sim. Tem tecnologia embarcada, sim. Tem motor que não emite poluição, sim. Mas tudo isso custa e custa caro: na faixa dos R$ 420 mil, a depender da cotação do dólar.

A Volvo oferece sistemas de condução semi-autônoma e um amplo pacote de auxiliares para o motorista mais desatento no trânsito urbano como também em situação de viagens. Tem sensores para leituras de faixas e de placas. Na parte da tecnologia, a Volvo entrega um multimídia em formato de tablet com sistema integrado aos serviços da Google, usando o Android Auto. O motorista e demais passageiros podem baixar aplicativos via Google Play. Assim, é possível fazer pedidos ao assistente virtual com comando de voz e ter todas as funções como o de acessar músicas e pesquisar o endereço da balada para curtir uma noitada com os amigos, saindo de casa usando direto o navegador GPS.

O C40 tem pegada forte de um esportivo e conforto de um carro de luxo. A Volvo oferece direção elétrica e sistema que liga e desliga o conjunto motriz por meio de sensores no banco. Para abrir, a chave pode ficar no bolso ou na bolsa e a porta destrava e trava por sistema de aproximação. Sem ignição no painel, o C40 entra no modo ligado a partir do momento que o motorista senta no banco. É isso mesmo: a tecnologia chegou ao nível máximo, sim, senhor.

A Volvo posiciona o C40 Recharger como seu modelo da base do portfólio. O veículo tem 4,431 metros de comprimento, 1,873 de largura e 1,582 de altura e a distância entre eixos é de 2,792 m, O C40 transporta com conforto quatro adultos. É um carro espaçoso e tem um porta-malas de 413 litros, bem suficiente para bagagens de todos da família. É com estilo, segurança e muita tecnologia que a Volvo está forte no mercado brasileiro.

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário