O Grupo Potencial, maior empresa produtora de biocombustível concentrada em uma só planta no Brasil, realizou um investimento acima de R$ 10 milhões em uma nova frota, composta por dez veículos flex (movidos a biodiesel e diesel) da fabricante Volvo. A previsão é de que os caminhões cheguem em novembro. “O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, como também garante uma redução de quase 100% na emissão de gases poluentes”, afirma Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.
Este ano o Grupo colocou nas ruas o primeiro caminhão B100 (movido 100% a biodiesel do Grupo Potencial) do Brasil. Agora, com os dez novos veículos, da Volvo, o valor total de investimentos ultrapassa os R$ 10 milhões. Hammerschmidt ressalta que o uso de biodiesel no lugar do diesel comum busca incentivar a sustentabilidade no segmento. “Iniciamos com uma unidade piloto e, com a chegada da nova frota, teremos 11 unidades movidas a biodiesel”.
O investimento faz parte de um dos objetivos do Grupo Potencial, de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. Exemplo disso é que o laudo homologado pela montadora Scania mostra que o B100 emite até 90% menos gases poluentes e têm torque, desempenho e funcionamento igual ao caminhão movido a diesel fóssil.
Maior produção do país – A Potencial Biodiesel, integrante do Grupo Potencial, é a maior empresa produtora de biocombustível concentrada em uma só planta no Brasil e a terceira maior do mundo, com produção anual de 900.000 metros cúbicos. O biodiesel produzido na Potencial é composto de óleo vegetal (75%) e de gordura animal (25%), fabricado com três principais matérias primas: óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais (bovina, suína e aves) e de óleo de cozinha usado.
Deixe um comentário