Automotivo

Aston Martin capricha no Vanquish com 835 cavalos

Escrito por Roberto Nunes

Há carros dos sonhos. Há carros das pistas. A Aston Martin une estes dois mundos com modelos lendários como o Vanquish. Obra-prima técnica digna de um verdadeiro líder de classe, o Vanquish está no auge da lendária linha de carros esportivos com motor dianteiro da Aston Martin. Os destaques incluem um motor V12 de classe mundial com potência monumental, um chassi personalizado repleto de tecnologia dinâmica de última geração, carroceria de fibra de carbono de presença incomparável e um interior que define novos padrões de luxo moderno.

Com produção limitada a menos de 1.000 exemplares  por ano, este ícone continuará a reinar em exclusividade ultraluxuosa. O Vanquish vem equipado com o novo motor V12 biturbo de 5,2 litros, com incríveis 835 cv e 1.000 Nm de torque. É desempenho de supercarro com aceleração em marcha e uma velocidade máxima de 345 mph, a maior velocidade máxima de um carro de produção em série da Aston Martin até hoje.

Com seu chassi meticulosamente aprimorado, o Vanquish tem uma combinação única de caráter e capacidade que funde o conforto de um GT destruidor de continentes com a precisão, explorabilidade e experiência de direção envolvente e divertida de um supercarro.

Sobre o novo carro-chefe com motor V12, o presidente executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, afirmou: “Com a introdução do Vanquish, coroamos o portfólio de carros esportivos de última geração da Aston Martin. O Vanquish faz uma declaração enfática e cumpre ainda mais nossa missão de criar os carros mais potentes, mais bonitos e mais emocionantes no mercado de carros esportivos de ultraluxo. Como tal, o Vanquish é o mais verdadeiro Aston Martin. Projetado de forma imaculada e impecavelmente projetado, ele define novos padrões extraordinários de desempenho, estilo e luxo para uma nova geração de conhecedores”.

A Aston Martin se comprometeu a continuar sua dinastia de 25 anos de carros-chefe com motor V12.  Com 835 cv e 1.000 Nm de torque, ele fornece a maior potência específica de um motor Aston Martin V12: 160 cv/litro. Como tal, o Vanquish 2024 está no topo de uma evolução implacável, que viu as entregas de potência e torque quase dobrarem desde a introdução do primeiro conceito do Projeto Vantage em 1998. O conjunto motriz inclui um bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeçotes de cilindro redesenhados incorporando eixos de comando reprojetados e novas portas de admissão e escape. Velas de ignição reposicionadas e novos injetores de combustível de maior vazão fornecem combustão otimizada para ganhos de desempenho e eficiência líderes da classe. Além disso, novos turbocompressores de alta velocidade e inércia reduzida oferecem maior desempenho e resposta do acelerador.

Pela primeira vez em um carro esportivo Aston Martin V12 com motor dianteiro, a renomada caixa de câmbio automática ZF de 8 velocidades é combinada com um diferencial eletrônico de deslizamento limitado traseiro (e-diff). Este e-diff é integrado ao programa eletrônico de estabilidade (ESP), fornecendo um link direto para o comportamento dinâmico do carro e permitindo que o deslizamento das rodas seja gerenciado no eixo traseiro para otimizar a tração em todas as condições.

Com uma relação de transmissão final de 2,93:1, o Vanquish é otimizado para velocidade máxima, atingindo 345 km/h. Uma nova calibração de transmissão melhora as velocidades de troca e a interação do motorista, enfatizando ainda mais o engajamento e a sensação de desempenho do novo modelo.

Como seus aclamados companheiros DB12 e Vantage, o Vanquish é construído em torno de uma estrutura de carroceria de alumínio colado com suspensão dianteira de duplo braço triangular e suspensão traseira multi-link. Aprimorado para fornecer uma dinâmica mais focada e envolvente, componentes adicionais de reforço da parte inferior da carroceria fornecem um aumento de 75% na rigidez lateral em relação ao carro-chefe anterior da Aston Martin, o DBS 770 Ultimate.

Cerca de 80 mm mais longo na distância entre eixos (o aumento feito entre o pilar A e o eixo dianteiro), o chassi recebeu uma travessa do motor mais rígida para fornecer maior rigidez torcional e rigidez lateral entre as torres de suspensão dianteiras. Isso se traduz em melhor rigidez de montagem para os amortecedores Bilstein DTX; novo no Vanquish e com uma calibração personalizada, permitindo um desempenho de amortecimento mais eficiente e refinamento aprimorado.

Ao desenvolver o Vanquish, o objetivo era criar um carro que parecesse relaxante e seguro sem esforço em viagens longas, com a capacidade de entregar o melhor em todos os tipos de estrada no modo GT. Somente quando desejasse elevar e intensificar ainda mais o desempenho e o caráter o motorista sentiria a necessidade de mudar para os modos de amortecedores mais agressivos Sports e Sport+.

Para melhorar o comportamento dinâmico e a resposta, a rigidez de rolagem do chassi foi aumentada com barras estabilizadoras (ARB) de diâmetro maior. Com melhorias na rigidez da carroceria garantindo uma plataforma sólida para o chassi, a rigidez da bucha da suspensão foi otimizada para manter um equilíbrio de refinamento e controle. Isso minimiza o feedback indesejado da superfície da estrada, ao mesmo tempo em que mantém o controle ideal da suspensão e a sensação da direção.

O sistema de direção elétrica assistida (EPAS) foi recalibrado, com foco em fornecer uma sensação de direção central refinada e relaxada, mas que inspira confiança. Ao oferecer precisão de direção ideal e resposta de superfície detalhada, o Vanquish expressa suas credenciais esportivas claramente, mas sem dominar a experiência de direção.

Com assistência variável e sensível à velocidade e 2,27 voltas de trava a trava para manobras fáceis, a direção faz parte dos programas do modo de direção e, portanto, oferece um nível variado de assistência dependendo do modo selecionado: o Vanquish oferece peso equilibrado em condições normais de direção com uma sensação mais firme, mais pesada e mais dinâmica nos modos mais agressivos.

Como carro-chefe da marca, o Vanquish apresenta um sistema de freio de cerâmica de carbono como padrão. Composto por discos de 410 mm no eixo dianteiro e 360 mm no traseiro, oferece maior desempenho de frenagem, redução do fading em temperaturas de até 800 °C e uma redução significativa no peso não suspenso (27 kg a menos em comparação com os freios de ferro fundido), o que também beneficia a qualidade do passeio e o comportamento dinâmico de manuseio.

O resfriamento do freio é obtido por meio de dutos de resfriamento dedicados, que são alimentados com ar de uma entrada no para-choque dianteiro e enviam esse fluxo de ar em massa diretamente para os freios sem interrupção. O novo sistema ABS emprega quatro novos controladores para gerenciar o controle de deslizamento de freio integrado (IBC), o controle de tração integrado (ITC), o controle de veículo integrado (IVC) e a estimativa de dinâmica de veículo integrada (IVE).

O Vanquish recebe um para-choque dianteiro, para-lamas e design de grade totalmente novos, proporcionando um caráter mais assertivo e maior presença na estrada. A grade tradicional é padronizada e a abertura ampliada, oferecendo um aumento de 13% na área de superfície em relação ao DBS 770 Ultimate para auxiliar no resfriamento do motor. Novas saídas de ar externas no para-choque canalizam o ar ao redor do nariz, canalizando o ar frio para os arcos das rodas dianteiras para auxiliar no resfriamento dos freios. Os faróis Matrix LED apresentam a nova assinatura de luz da marca com luzes diurnas (DRLs) integradas. Detalhes intrincados foram aplicados às luzes, incluindo a marca Aston Martin gravada nas partes internas dos faróis.

 

Para aqueles que desejam a melhor experiência auditiva, o Vanquish também está disponível com um sistema de escapamento Titanium opcional, que utiliza um silenciador menor para dar um caráter de som V12 mais claro, mais alto e ainda mais envolvente, ao mesmo tempo em que obtém uma redução de peso de 10,5 kg.

A traseira do Vanquish foi cuidadosamente projetada para garantir que cada parte do interior tenha o mesmo nível de detalhes e acabamento. A cinta transversal traseira esculpida é uma declaração ousada que separa as áreas feitas sob medida para conjuntos de bagagem de couro de sela requintados, que estão disponíveis como um acessório.

Sendo um modelo de topo, é apropriado que o Vanquish esteja equipado com o melhor sistema de áudio de nossos parceiros de áudio Bowers & Wilkins, como padrão. Perfeitamente integrado e habilmente ajustado para o Vanquish, o sistema de som surround de 15 alto-falantes e amplificação dupla oferece a experiência sonora mais envolvente.

O Vanquish é uma experiência única da Aston Martin para os amantes do automobilismo e dos supercarros de rua pelo mundo afora.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário