Automotivo

Blindagem do carro tem preço mais justo no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

A prática do furto e roubo de carros assusta quem mora nas grandes cidades brasileiras. Infelizmente, a situação é crítica. Saiba agora quais são os modelos mais visados e os motivos para o crescimento da blindagem veicular em todo o País. Um dos carros mais vendidos no mercado nacional, é hoje o modelo mais roubado no Brasil. O Hyundai HB20 está no topo da lista, seguido do Fiat Argo, Volkswagen Gol,  Chevrolet Onix e o Ford Ka.

Do outro lado da ponta, está o segmento premium com modelos acima de R$ 300 mil. Os serviços de blindagem de carros premium estão em alta, em um cenário no qual o custo de blindar um carro caiu de forma expressiva proporcionalmente ao valor dos veículos. Conteúdo produzido pela Osten Motors, operação de concessionárias da Osten Group, um dos maiores grupos do segmento automotivo premium do País -, indica que a demanda por veículos blindados cresceu 50% no primeiro semestre, em comparação a igual período de 2023.

“Um a cada quatro carros BMW vendidos saem da concessionária blindados”, conta Adriano Costa, Gerente Geral da área Comercial da Osten Motors, ao destacar o serviço de blindagem oferecido aos clientes com o apoio de parceiros especializados. Ele lembra que, há duas décadas, o custo da blindagem equivalia ao valor do carro, e esse valor se manteve estável e até reduziu em função do desenvolvimento de novas tecnologias e uso de materiais que baratearam o custo deste serviço.

Atualmente, é possível blindar um carro a um custo em torno de R$ 100 mil, o que tem levado clientes a solicitarem o serviço mesmo para veículos cujo valor de entrada não é alto, como um Dolphin Mini. “Há uma adesão à blindagem em todos os modelos de carros comercializados pela Osten”, ressalta Adriano Costa.

O barateamento do valor da blindagem, proporcionalmente ao preço dos veículos premium, deve-se à evolução de materiais balísticos, com o uso de mantas de tecido semelhantes às utilizadas em coletes de segurança, que substituem o aço e, inclusive, tornam a blindagem mais leve. “Com o avanço da tecnologia e o custo mais acessível, ficou mais atraente dispor desta proteção para clientes como os da Osten, que priorizam a segurança”, completa o Gerente Geral da área Comercial da Osten Motors.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário