Os pneus Metzeler Karoo 4, que equipam seis motos Africa Twin da Honda, foram os protagonistas de uma iniciativa muito especial organizada pela fabricante japonesa. O evento possibilitou aos motociclistas experimentarem o desempenho dos pneus em um contexto exigente e desafiador, o percurso no Himalaia, na região de Ladaque na Índia.
A equipe de motociclistas, graças a um meticuloso programa de preparação, conseguiu superar as dificuldades relacionadas às altitudes mais elevadas, passando por quatro rotas no Himalaia, cobrindo um total de mais de 300 quilômetros de extensão, com uma altitude que, somada, ultrapassa os 21.400 metros. Tudo isso em um tempo recorde de pouco mais de 8 horas.
A equipe composta por Carlo Fiorani (Honda), Salvo Pennisi (Metzeler), os jornalistas Thorsten Dentges (Motorrad) e Carlo Pettinato (Due Ruote), assim como a pilota Francesca Gasperi e o medalhista olímpico, e criador de conteúdo Marco Aurelio Fontana. Eles viajaram por uma pista mista de off-road e asfalto, permanecendo constantemente a 4.500 metros acima do nível do mar, passando pelas rotas de Tsaga La, Photi La, Umling La e Nurbu La, em um tempo total que é difícil de igualar.
As motocicletas utilizadas foram Honda Africa Twin padrão, nas versões ES e Adventure Sports equipadas com pneus Metzeler Karoo 4 na medida traseira 150/70 R18 M/C 70T M+S TL e medida dianteira de 21 polegadas (90/90 – 21 M/C 54T M+S TL) e 19 polegadas (110/80 R19 M/C 59T M+S TL) respectivamente, utilizando escapamentos SC-Project. Uma combinação que provou ser bem-sucedida ao superar facilmente as dificuldades da rota.
A aventura teve início no Lago Pangong, muito perto da fronteira com a China, às 7h. A primeira rota do Himalaia – Tsaga La – foi rapidamente concluída após cerca de 70 quilômetros de uma trilha suave com um fundo arenoso. O esquadrão partiu em direção à segunda rota, Photi La, percorrendo uma estrada de montanha espetacular, estreita e sinuosa, com asfalto desgastado e ausente em alguns trechos. A altitude de mais de 5.000 metros foi sentida pelos motociclistas e pelas motos, mas não representou nenhum desafio particular, graças à preparação física da equipe e ao sofisticado injetor eletrônico de combustível das Africa Twins, que compensou perfeitamente a queda de oxigênio. Após a descida da rota Photi La, a equipe rapidamente alcançou a altitude mais elevada da expedição, em Umling La, que fica a quase 5.900 metros acima do nível do mar e é atualmente a rota mais alta do mundo que pode ser alcançada por um veículo. Os motociclistas então desceram até Nurbula, também a mais de 5.000 metros, como a última etapa desta aventura em altitude elevada.
Toda a equipe ficou muito satisfeita ao ver o cronômetro parar no tempo de 8 horas, 4 minutos e 14 segundos, um resultado impressionante, considerando as condições e características desta rota de alta montanha. A combinação da moto Africa Twin da Honda e dos pneus Karoo 4 da Metzeler, demostrou ser ideal para viagens de aventura, graças a grande autonomia e o manuseio excepcional, que permitiram superar facilmente até mesmo rotas off-road desafiadoras.
Os pneus Karoo 4 da Metzeler oferecem tração off-road exemplar, também em terra solta, combinada com manuseio significativo em pista, independentemente se houver carga, graças, também, ao excelente desempenho em estradas molhadas e à integração de auxílio ao piloto. Somada a isso, há a resistência a abrasão, cortes e rasgos.
Deixe um comentário