Automotivo Mercado

Mercado de blindagem valoriza profissionais especializados

Escrito por Roberto Nunes

O crescimento do mercado de blindagem automotiva está aquecendo também as vagas de emprego para o setor. Somente no primeiro semestre de 2025, foram blindados 22.425 veículos, 11,5% mais que o mesmo período de 2024, quando pouco mais de 20 mil carros receberam a blindagem. Estima-se que a frota blindada do país esteja perto de 425 mil veículos.
Em busca de profissionais aptos para trabalhar e crescer neste segmento, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade Ipiranga – Automotiva, abriram vagas para a segunda turma do Curso de Especialização para Profissionais de Blindagem Automotiva.

O objetivo do curso é garantir a necessária especialização de mão de obra no setor, bem como ampliar o número de profissionais habilitados para esse segmento. Atualmente, o mercado de blindagem automotiva abrange cerca de 40 mil empregos diretos e mais de 80 mil indiretos e, com sua expansão recorrente, deve ampliar o número de profissionais.
“Em junho, formamos a primeira turma deste curso. O processo envolve as mais diferentes áreas do segmento, como Fundamentos da Eletricidade aplicados á Automotiva, Instrução de Segurança em Veículos Eletrificados, Técnicas de Montagem e Desmontagem dos Componentes de Tapeçaria, Vidros e Acabamentos de Veículos, além de Fundamentos de Soldagem para Reparação Automotiva e Aplicação de Anteparos de Blindagem em Veículos. O curso também engloba a prática nos diferentes processos que constituem a blindagem automotiva, desde a desmontagem dos carros até os testes pós-blindagem, o que dá a eles o conhecimento necessário para atuar neste setor altamente especializado”, explica Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário