A chinesa BYD fez barulho para inaugurar nesta quinta-feira sua fábrica de carros eletrificados em Camaçari, na Bahia. A unidade fabril da marca chinesa fica no mesmo terreno da antiga fábrica da Ford e é um investimento de R$ 5,5 bilhões para a produção de carros híbridos e elétricos, beneficiamento de compostos de bateria para carros elétricos e fabricação de veículos comerciais.
A produção do complexo automotivo da chinesa BYD é de 150 mil unidades por ano e começa no regime SKD – montagem de kits de componentes vindo da China – para a fabricação de carros. Já está garantida a produção de três modelos, a exemplo do Dolphin Mini, Song e do sedã King.
A cerimônia de inauguração da fábrica da BYD em Camaçari teve a presença do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu; a vice-presidente executiva, Stella Li; o VP da BYD Brasil, Alexandre Baldy; e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Contou ainda com autoridades baianas e muitos ministros do governo federal, além do governador Jerônimo Rodrigues.
A primeira das 26 instalações do complexo industrial está em operação. Os veículos montados nos mais de 156 mil m2 já começaram a ser faturados e distribuídos para a rede de concessionárias em todo o Brasil. O modelo flex apresentado é um BYD Song Pro em edição especial para a COP30. O SUV também marca a produção do veículo de número 14 milhões da BYD no mercado global.
Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.
No Brasil desde 2014, a greentech lidera com folga a transição energética. No acumulado do ano, responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e por mais de 1 em cada 4 híbridos (27,42%).
Em seu discurso, Wang Chuanfu compartilhou a visão que guia a companhia globalmente e sua aplicação no Brasil. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o fundador. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.
Localizado na nova Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia, o complexo já iniciou suas operações. Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.
Durante reunião com o presidente Lula, Mr Wang Chuanfu fez um grande anúncio: confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano. Agora, com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030
Deixe um comentário