O Latin NCAP é uma entidade que realiza testes de colisão para fornecer aos consumidores informações precisas sobre o desempenho de segurança de seus carros. Os resultados com estrelas de duas cores (azul e verde) correspondem aos protocolos de avaliação utilizados entre 2010 e 2015, inclusive. No começo desta semana, o Latin NCAP divulgou dois testes: a nota máxima em segurança ficou com o Hyundai Tucson. O resultado negativo ficou com o Citroën Basalt que amargou a nota zero, sem nenhuma estrela, nos testes de segurança para adultos e crianças.
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, publicou a sexta rodada de resultados do ano 2025, com as primeiras cinco estrelas da Hyundai na história do Programa, conquistadas pelo Tucson, e zero estrelas para o Citroën Basalt. Até o momento, os 10 modelos da Stellantis avaliados pelo Latin NCAP sob o protocolo em vigor desde 2020 não conseguiram obter mais do que duas estrelas.
Em 2016, os protocolos de avaliação do Latin NCAP se expandiram e se tornaram mais exigentes. Essa alteração de protocolo incluiu a unificação da cor da estrela usada (amarela) para identificar claramente quais veículos foram testados sob o novo protocolo. A partir de 2020, o protocolo foi modificado novamente por um mais exigente e essa alteração inclui a unificação das estrelas em um único conjunto que contém a proteção de ocupantes adultos e a proteção de ocupantes infantis.
LEIA A POSIÇÃO DO GRUPO STELLANTIS
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.”


Deixe um comentário