Mercado

Pesquisa indica avanço no mercado de pós-venda automotivo

Escrito por Roberto Nunes

O estudo Global Automotive Aftermarket Trends, publicado pela BusinessWire em 2022, oferece um panorama claro da evolução do setor. A pesquisa projeta que o mercado global de pós-venda automotivo (aftermarket) alcançará aproximadamente US$ 559,9 bilhões até 2030. Esse crescimento é um reflexo direto da crescente digitalização e complexidade dos veículos modernos. Nesse cenário de transformação, surge um espaço significativo para empresas especializadas que conseguem integrar tecnologia, inovação, engenharia e visão de futuro.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, até 2030, cerca de 45% do valor de um carro virá exclusivamente de softwares e sistemas digitais, logo, quem acompanha a tecnologia sai na frente. É neste cenário que o Grupo Raytec vem se consolidando como referência nacional em projetos customizados e soluções tecnológicas para atender a um público cada vez mais exigente.

A transformação automotiva vive um momento econômico distinto da indústria de veículos de série: aqui, o valor está na especialização. Cada projeto envolve engenharia aplicada e exclusiva, testes, certificações e integrações de sistemas, o que cria essa barreira de entrada e diferenciação real. Deste modo, as empresas que investem neste segmento trabalham com ticket médio mais alto e cadeia de valor mais longa, por entregar uma solução, e não apenas um produto.

eletrificação, a telemetria e os serviços conectados estão criando uma nova fronteira de demanda, especialmente em segmentos que exigem alta performance, rastreabilidade e confiabilidade. Conversões e customizações para projetos de ambulâncias, veículos de segurança pública e utilitários refrigerados, por exemplo, exigem engenharia certificada e processos precisos, nos quais atuamos com expertise”, explica Jonatas Matos, CEO do Grupo Raytec.

Para Matos, a tendência é clara, “a combinação entre transformação automotiva e novos modelos de negócios, baseados em serviços devem sustentar as margens e acelerar a adoção desse tipo de tecnologia”, destaca. É necessário que haja uma oferta integrada que envolva conversão, manutenção especializada e apoio técnico contínuo, a fim de reduzir riscos para o consumidor final.

De olho nessa tendência de transformação global, o Grupo Raytec reforça seu compromisso em desenvolver soluções mais robustas e seguras. “Combinamos inovação e tecnologia brasileira a favor de uma mobilidade mais inteligente e preparada para o futuro”, finaliza o executivo.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário