Náutica Serviços

Barcos surgem como opção de lazer

Escrito por Roberto Nunes

Barcos já foram considerados um símbolo de luxo restrito a milionários e grandes empresários. Hoje, no entanto, o mercado náutico do Brasil está cada vez mais democrático e acessível ao consumidor. Modelos de entrada, de até 26 pés, por exemplo, ganharam outro status: o de “novo carro” da família brasileira. Segundo dados da Marinha do Brasil, há mais de 1,1 milhão de embarcações de esporte e recreio registradas no país e quase 70% delas são consideradas de médio porte.

Com um mercado em plena ascensão e mais de 8,5 mil quilômetros de costa para explorar, barcos deixaram de ser um sonho distante e passaram a integrar o cotidiano de um número crescente de consumidores brasileiros que buscam qualidade de vida, lazer privativo e contato com a natureza. Facilitada por linhas de financiamento, modelos compactos e o avanço do uso compartilhado, a compra de uma lancha já disputa espaço nas prioridades de muitas famílias brasileiras, superando até o desejo de trocar de carro. A explicação está no conjunto de benefícios: segurança, durabilidade, liquidez e, sobretudo, experiências que um automóvel não proporciona.

“O barco se transformou em um bem de uso frequente e com grande apelo familiar. Além da diversão, oferece um refúgio privativo, longe da rotina e do excesso de público”, afirma Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts, estaleiro paranaense que tem um amplo portfólio de produtos, incluindo modelos de entrada. A marca oferece opções de financiamento em parceria com instituições financeiras e até programas de cotas compartilhadas com empresas especializadas, que permitem a divisão do custo da embarcação entre diferentes compradores.

Um dos barcos que vem atraindo esse perfil de consumidor é a Triton 250 Open, lancha ideal para quem deseja ingressar no mundo náutico. Com 7,55 metros de comprimento, o modelo acomoda até 12 pessoas e oferece estabilidade durante a navegação, proporcionada pela boca de 2,60 metros de largura. O cockpit reúne sofá, pia e geladeira, enquanto a praça de popa, com entrada lateral, garante mais conforto a bordo. Na proa, outro sofá garante mais um ambiente para relaxar.

Com banheiro a bordo — um diferencial entre os modelos de 25 pés — a Triton 250 Open amplia as possibilidades de uso, pois permite passeios mais longos com comodidade. O valor inicial deste barco é a partir de R$ 400 mil.

“O que vemos hoje é uma mudança de mentalidade. Muitas famílias preferem investir em uma lancha a trocar de carro, justamente pela experiência que o barco proporciona, como lazer ao ar livre, longe de aglomerações e com a praticidade de não precisar enfrentar o trânsito para desfrutar de bons momentos em família”, complementa Cechelero.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário