Indicada pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, a pilota Bia Figueiredo passa a integrar a Comissão Mulheres no Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pelo biênio 2022/2023.
Bia ocupa o assento que foi de Fabiana Ecclestone até dezembro passado, eleita para o cargo de vice-presidente de esportes para América do Sul, na chapa vitoriosa do presidente Mohammed Ben Sulayem. Dessa forma, as duas brasileiras na FIA já estão irmanadas em prol das mulheres no automobilismo brasileiro, em particular, e América do Sul como um todo.
A nova função de Bia Figueiredo se soma à de coordenadora para o Brasil do programa FIA Girls on Track, para a qual foi convidada logo no início da atual gestão da CBA.
Sua missão é emprestar toda sua experiência ao esforço da FIA em fomentar a participação feminina no esporte, já a partir do kartismo, ao mesmo tempo em que desenvolve políticas contra toda forma de preconceito. O automobilismo já mostrou que é, sim, lugar de mulher e a carreira de Bia é prova viva dessa realidade.
Destaque do kartismo ainda na infância, venceu nos monopostos no Brasil e Estados Unidos, atingindo fama internacional ao competir na Fórmula Indy. Mais recentemente, agregou ao seu vasto currículo o Endurance internacional e a Stock Car. Atualmente, disputa sua temporada de estreia na TCR Sul-americana.
Deixe um comentário