Automotivo

BMW Group Planta Araquari completa 10 anos

Escrito por Roberto Nunes

Uma década de história e orgulho! Há 10 anos, a maior fábrica de carros premium da América do Sul foi inaugurada em Araquari (Santa Catarina). Mais de 100.000 veículos foram fabricados desde o início da produção. O BMW Série 3 e o BMW X1, produzidos em Araquari, são líderes de vendas em seus segmentos no Brasil e garantem à marca a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo. A planta também produz atualmente o BMW X3, o BMW X4 e, em poucas semanas, o BMW X5 PHEV, o carro mais tecnológico e sofisticado já fabricado na América do Sul.
“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso BMW X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, diz Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção.

Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção da planta Araquari a partir de 2024, visando alcançar uma produção anual de 11.000 unidades. Além disso, a mão de obra está crescendo constantemente e sendo treinada para produzir veículos eletrificados.
A planta Araquari é reponsável pela produção do BMW Série 3 e do BMW X1, os carros mais vendidos no Brasil nos últimos cinco anos. “O BMW Group é guiado pelo princípio de que ‘a produção segue a demanda do mercado’. Nossa decisão de trazer o X5 PHEV para Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Até agora, um em cada quatro BMWs vendidos aqui é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E estou convencido de que o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”. E Nedeljković acrescenta: “A planta Araquari tem uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto espaço de tempo, dependendo da demanda do mercado”.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário