E o mundo das duas rodas sempre celebrar datas festivas. Imagina completar um seculo. Edição comemorativa pelos 100 anos da BMW Motorrad, a BMW R 18 – 100 Anos já está com as manoplas ao alcance dos motociclistas brasileiros. Isso porque a moto já está à venda nos concessionários nacionais, somente com 30 unidades das 1.923 unidades produzidas — o que requer alta velocidade para os que desejam pilotar a Cruiser, inspirada na clássica BMW R 5, dos anos 30 do século passado.
Com linhas clássicas e estilosas e o maior motor boxer já produzido na história da BMW Motorrad, a R 18 – 100 Anos se destaca pela pintura clássica e superfícies cromadas. A combinação de cores da BMW R 18 – 100 Anos alia pintura preta e superfícies cromadas de alto brilho, bem como linhas brancas duplas e um emblema “100 Anos”. O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado no para-lama da roda traseira em combinação com a linha dupla branca.
O para-lama da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, o banco tem acabamento bi-tom, combinando preto com vermelho Oxford e reforçando o caráter exclusivo do modelo, enquanto o escapamento é assinado pela renomada Akrapovic. Além disso, a R 18 – 100 Anos é equipada com pacote Option 719, linha com acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes, feitos a mão da BMW Motorrad.
Detalhes – A peça central da R 18 é um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para esse modelo. Com 91 cv a 4.750 rpm de potência e 158 Nm de torque a 3.000 rpm, o motor ainda tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.
Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores. Como na lendária BMW R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas de garfo. O curso da suspensão é de 120 mm na dianteira e 90 mm na traseira. O sistema de freios da BMW R 18 consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um freio a disco único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.
O modelo também oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda ASC (Controle Automático de Estabilidade), MSR (Controle dinâmico do freio motor), Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave.
Deixe um comentário