A crise tem provocado uma série de ações inovadores no segmento automotivo, incluindo o de transporte. O setor de caminhões contabiliza resultados positivos em 2021, com um crescimento de 54,44% nas vendas no primeiro semestre do ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Isso fez com que a entidade projetasse que os emplacamentos serão 30,5% maiores que os de 2020.
Na Bahia, a Bravo Caminhões e Ônibus, concessionária da Volkswagen/MAN que completa neste mês 27 anos de mercado, não comemora apenas o aniversário, mas também os excelentes números deste ano, que apontam um crescimento acima de 46% em volume de vendas em relação a 2020.
“Este ano é o mais importante da Bravo em termos de entrega de resultados desde sua fundação. Até então, o melhor ano havia sido 2011, e o resultado daquele ano foi batido no mês de julho”, conta o diretor comercial da empresa, Marcelo Cruz.
Ele salienta que alguns dos fatores que colaboraram com esse desempenho foram a aposta da empresa no mercado, aumentando seus pedidos junto à fábrica e o aquecimento de alguns segmentos da economia, como o agronegócio, a construção civil e a mineração. “Além disso, contamos com um fator importante que foi maior disponibilidade de produtos pela nossa montadora VW/MAN, o que proporcionou crescer volume em setores importantes como agronegócio e aumentar o ticket médio da venda”, completa Marcelo.
O crescimento no agronegócio da Bravo também vem atrelado ao sucesso da linha Meteor, família de extrapesados que congrega os maiores veículos da Volkswagen e foi trazida ao mercado em 2020.
Para o diretor comercial, as perspectivas de crescimento e desenvolvimento do mercado se apoiam também em lançamentos de produtos como o e-Delivery primeiro caminhão elétrico a ser desenvolvido e produzido no Brasil, com zero emissões de gás carbônico. “Este produto traduz uma tendência global do mercado e representa uma nova perspectiva, de pensar o futuro e, de maneira sustentável e consciente, participar ativamente dele”, enfatiza. A Bravo já fez o primeiro pedido do produto, que deve chegar ao mercado baiano ainda este ano.
Expansão
Caminhando para o 19° ano de liderança no mercado de caminhões Bahia, a Bravo dá andamento também a uma expansão planejada, com foco em oferecer um melhor atendimento aos clientes. Hoje a concessionária tem sede em Salvador e filiais em Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Guanambi e Itabuna, além de duas lojas em Minas Gerais, nos municípios de Ubá e Muriaé. Esta última, assim como a filial de Barreiras, em breve terá novo endereço.
“Estamos construindo a unidade nova de Muriaé, com uma melhor estrutura e mais ampla, melhorando o fluxo do atendimento e levando mais conforto para os clientes. Outro investimento é a construção do novo espaço em Barreiras, numa localização mais estratégica que vai nos permitir atender com mais comodidade e agilidade importantes setores, como do agronegócio”, conta a diretora executiva da Bravo, Alessandra Lobo.
Para ela, um dos segredos da liderança e bons resultados da empresa está no cuidado com as pessoas. “Temos essa preocupação com quem faz tudo acontecer, que é o nosso time, os integrantes que estão conosco e são a alma do bom atendimento e soluções eficientes que levamos para os clientes”, pondera.
Outro investimento que deve movimentar os negócios na sede de Salvador é a construção do Truck Center, espaço que se destinará a entregar serviços nas áreas de funilaria e pintura, sistemas de injeção e pneus. A previsão é que a novidade esteja em funcionamento até o final de 2021.
Deixe um comentário