Automotivo

BYD compra terreno em Camaçari e garante início das obras da fábrica na Bahia

Escrito por Roberto Nunes

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues assinou o termo de compra e venda do terreno da futura fábrica da chinesa BYD (ouça aqui) em Camaçari. A BYD pagou ao Governo da Bahia o valor de R$ 287.816.458,00 pela compra do complexo que possui 4,6 milhões de m2 de área total.

Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m2. As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.

Inicialmente, os carros fabricados no complexo serão o BYD Dolphin, que chegou para revolucionar o mercado de veículos elétricos; o BYD Song Plus, híbrido plug-in com autonomia de mais de mil quilômetros; o BYD Yuan Plus, carro moderno e 100% elétrico; e o BYD Dolphin Mini, recém-lançado no Brasil.

A greentech BYD, maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, anuncia, em cerimônia com o Governo da Bahia, o início das obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. O complexo fabril será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford. Na celebração, estiveram presentes o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades estaduais e municipais. 

 

“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil. 

Esse é mais um marco da chegada da empresa em território baiano e um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir no estado em um espaço simbólico e estratégico. O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões.

A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.  

Ouça o comentário do jornalista automotivo Roberto Nunes sobre a chinesa BYD na Bahia.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário