Testes

C3 Aircross entra forte no mundo dos SUV’s compactos

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

 

O C3 Aircross chegou para agitar o segmento de SUV’s compactos no Brasil. Primeiro modelo a oferecer a opção de 7 lugares no nicho que mais cresce no mercado nacional, o novo Citroen quer garantir seu espaço no segmento dominado por modelos já tradicionais, como o VW T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, entre tantos outros. AUTOS E MOTOS rodou por 7 dias na configuração Shine, a mais equipada do Citroen C3 Aircross.

Ainda não foi a vez de botar seis pessoas para rodar com o SUV compacto de 7 lugares. A configuração de 5 lugares é das melhores e chega forte com preço bem competitivo na faixa dos R$ 125 mil. A marca francesa, controlada pelo Grupo Stellantis, usa e abusa de equipamentos já dispostos nos demais modelos da empresa.

O C3 Aircross Shine vem com sistema de ventilação no teto, sensor de estacionamento traseiro, airbags laterais, apoio de braço no banco do motorista e retrovisores elétricos. É para ficar bem na foto e, para tanto, o SUV compacto traz teto bitom Preto Perla Nera, rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração premium, além de controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, grade do radiador na cor preto brilhante e acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante.

 

Sob o capô, a Citroen usa o conhecido motor 1.0 turboflex 200, de 130 cavalos de potência e 200 Nm, com recursos como o exclusivo controle MultiAir III. O sistema de gestão eletrônica do motor faz um monitoramento contínuo do acionamento das válvulas, incluindo o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo do motor. Em todas as configurações, o C3 Aircross é auxiliado pelo câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução.

Com isso, o motorista consegue tirar todo o desempenho do motor com boa eficiência energética e melhorias no consumo de combustíveis. O modo Sport é plus a mais e é acionado ao toque de um botão, alterando o mapa de trocas para entregar ainda mais performance.

O C3 Aircross vem com novo painel digital TFT de 7 polegadas com a opção de seis telas e duas opções de cores. O motorista, por exemplo, consegue acompanhar diferentes parâmetros do veículo e dispõe do exclusivo Ecodriving. O multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” usa Android Auto e Apple Carplay sem fio. É de fácil manuseio com ampla tela e até cinco conexões USB.

Entre os dispositivos de segurança, a montadora francesa incluiu sistemas de controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, airbags laterais, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, além de maior conforto com o ar-condicionado reforçado, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.

Espaço é bom e todo mundo consegue ficar bem confortável. Os 2,67 metros de entre-eixos do SUV C3 Aircross garantem tudo. O porta-malas transporta 493 litros. De uso mais urbano, o novo Citroen não faz feio por onde anda. Tem bons ângulos de entrada (23,8º), saída (32º) e 233 mm de excelente vão livre entre-eixos.

A paleta de cores inclui cinco opções disponíveis:  Preto Perla Nera, Cinza Artense, Cinza Grafito, Branco Banquise e o marcante Vermelho Rubi. Como em todo Citroën, esses tons podem ser combinados em diferentes opções de teto bitom, que pode ser Preto Perla Nera ou Branco Banquise. A garantia é de 3 anos para o novo Citroen C3 Aircross no Brasil.

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário