Por Roberto Nunes *
O ano de 2025 está só começando e quem deixou para comprar um carro zero km após os festejos do réveillon é bom ler até o final. É bem verdade que o mercado brasileiro ofereceu no ano passado um grande leque de carros elétricos, especialmente os das marcas chinesas BYD e GWM. Ao longo do ano novo, o consumidor terá mais opções de modelos eletrificados, elétricos e híbridos com a tecnologia dos motores elétrico e flex, podendo ser abastecido por etanol ou gasolina.
Além de veículos inéditos, as fabricantes instaladas no Brasil irão apresentar modelos reestilizados e mais carros eletrificados. Confira abaixo a lista de 10 veículos que chegam ao mercado nacional.
1. Honda WR-V (nova geração)
A Honda perdeu mercado com ausência de modelos como o Fit no mercado. Ao longo de 2025, a marca japonesa quer reconquistar o consumidor e prepara a chegada do novo WR-V. O Honda WR-V é maior com 4,31 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos. A fabricante japonesa equipa o SUV WR-V com o mesmo motor 1.5 flex já existente no City. É um carro-família e jovial e oferece um porta-malas com capacidade de 458 litros.
2. Volkswagen Tera
A marca alemã Volkswagen tem boas novidades para 2025. Um deles é o SUV compacto Tera já anunciado para o primeiro semestre. Ainda sem informações oficiais sobre o uso de tecnologia híbrida flex, o SUV Tera surge para seguir o caminho da liderança do irmão maior T-Cross. Será produzido na plataforma do Polo com o motor 170 TSI 1.0, de três cilindros, que gera 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque.
3. Toyota Yaris Cross
A japonesa Toyota deixou passar a onda de carros elétricos e vai reforçar o portfólio dos modelos híbridos com o Yaris Cross. O SUV inédito chega para brigar na faixa mais concorrida do mercado nacional. O Yaris Cross aposenta o sedã e surge abaixo do Corolla Cross com o motor 1.5 híbrido flex. O modelo tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 metros de distância entre os eixos.
4. Peugeot 2008
O Grupo Stellantis tem planos sólidos no Brasil. Ao longo do ano, a Peugeot, marca controlada pela Stellantis, apresenta versões do 208 e 2008 com motor híbrido flex, o mesmo já lançado pela Fiat. O motor T200 1.0, de três cilindros, é a grande estrela para popularizar a tecnologia híbrida flex adotada pela empresa no País.
5. Nissan Kicks (nova geração)
O crossover Kicks já está em produção com novo visual no México. A Nissan do Brasil investe forte na fábrica de Resende para produzir dois SUV’s para o consumidor no País. Com novas tecnologias e visual mais esportivo, o Kicks deve receber sob o capô o motor 1.0 turbinado, de 125 cavalos, o mesmo usado pelo Renault Kardian.
6. Chevrolet Onix (reestilizado)
A Chevrolet prepara a renovação do Onix, modelo campeão de vendas por muitos anos no Brasil. O novo Onix vai ficar mais vistoso e ganha também o motor 1.0 turbo, mais potente. Agora, são 121 cavalos de potência. A marca americana deve seguir os passos da Fiat que lançou no ano passado a dupla Fastback e Pulse com motor híbrido flex. A família Onix vai ganhar ainda um SUV compacto, o chamado SUV do Onix.
7. Porsche 911 Híbrido
A alemã Porsche inova ao lançar a primeira versão do esportivo 911 com motor híbrido. Chega ao longo do ano e indica que a Porsche está na crista da onda no mundo. O novo 911 híbrido vem equipado com dois motores elétricos e um motor boxer 3.6 litros, gerando 541 cavalos de potência e 66,2 kgfm de torque. Faz no zero a 100 km em apenas 3 segundos.
8. Ford Territory (reestilizado)
A Ford traz o Territory mais moderno e de visual bem vistoso. Já em produção na China, o novo Territory vem equipado com conjunto motriz híbrido, um motor 1.5 a gasolina de 150 cv e outro motor elétrico de 82 cv, combinando assim uma potência total de 218 cavalos. O sistema de bateria de fosfato de ferro e lítio garante uma boa autonomia. É um SUV bem equipado com multimídia moderno e sistema de carregamento de smartphone.
9. Kia EV9
A Kia é a marca dos carros importados no Brasil. A marca sul-coreana traz o EV9 com capacidade para até 7 ocupantes. O EV9 vem com motor de 204 cv e bateria de 99,8 kHh. Sua autonomia é de 541 km no ciclo WLPT. Tem visual quadradão e tecnologia embarcada.
10. Mitsubishi Triton (reestilizado)
Picape mais desejada por muitos aventureiros do mundo 4×4, a L200 está em nova geração chamada agora de Mitsubishi Triton. A picape Triton ganha cara nova e melhorias na capacidade de transpor obstáculos. Produzida em Catalão (GO), a Mitsubishi Triton volta a brigar com modelos como a Toyota Hilux e Ford Ranger. O motor 2.4 turbodiesel rende 205 cavalos de potência.
Carros de 2024 para 2025:
– Renault Kardian, Citroen Basalt, Fiat Pulse híbrido, Fiat Fastback híbrido, Volkswagen Amarok V6, JAC Hunter, Fiat Titano, BYD King e BYD Seal
* Matéria publicada na coluna Autos e Motos do portal Bahia Notícias.
Siga @autosemotostv no instagram
Deixe um comentário