Testes

Chevrolet Onix RS entrega apenas visual esportivo

Escrito por Roberto Nunes

Lançado em 2015, o Onix faz parte do projeto de renovação de veículos da Chevrolet no Brasil. O hatch evoluiu, ganhou novo visual e mecânica também. A pitada da linha Onix é a versão com visual esportivo RS. Há sim atributos além do visual esportivado do Onix RS. Não há quem deixe de olhar as linhas kais agressiva do Onix RS, que vem com para-choques exclusivo, grade em estilo colméia, saia lateral, rodas de liga leve pintadas em preto, assim como um aerofólio, teto e retrovisores na mesma tonalidade.

A Chevrolet traz todos os apetrechos para valorizar a versão esportiva do hatch compacto, que já foi lider de mercado e este ano deve perder o topo das vendas para o renovado Hyundai HB20. De leve, você percebe que há acertos na suspensão e a pegada esportiva deixa qualquer mais animado. O visual mais invocado combina com os detalhes do interior com acabamento monocromático em preto, bancos revestidos em couro com costuras vermelhas e volante mais arrumado.

O Onix RS anda bem mas poderia ter um motor mais preparada para se desligar da versão mais tradicional do hatch da Chevrolet. A marca da gravatinha dourada usa o motor 1.0 turbo, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, auxiliado pelo câmbio automático de seis velocidades. Tem gente que vai querer câmbio manual mas o conforto fala mais alto na cidade. Se tivesse o 1.2 Turbo de até 133 cavalos do Tracker, teria sido um ganho enorme para o Onix RS. Mas se não existe, né?

Mesmo assim, o modelo dispara e fica no páreo com Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, dois modelos que não tem configuração similar esportiva no mercado nacional.  Chega com direção elétrica, computador de bordo e câmera de ré. O hatch traz ainda ar-condicionado (analógico), base de carregamento sem fio, vidros e retrovisores elétricos.

O apronte fica por conta do visual e alguns ajustes de mecânica. O Onix RS tem “calçados” do Onix RS 2023 são os mesmos do restante da gama. Ele utiliza suspensão independente, do tipo McPherson, no eixo dianteiro e freios a disco. Na traseira, ele utiliza conhecida barra de torção e tambores para auxiliar na frenagem. Tem itens escurecidos  e até um aerofólio na traseira.

O Onix RS tem revestimento em plástico texturizado no painel e a multimídia MyLink com tela de 8 polegadas.

É um veículo esportivo e usa a tecnologia para garantir mais apaixonados. Traz Wi-Fi ou 4G da Claro e Android Google Auto e Apple CarPlay, ambos com projeção sem fio. Mas lembre-se que é um hatch de entrada – com um porta-malas de 275 litros. Todos os apetrechos e equipamentos têm lá seu preço. Hoje carro está caro no Brasil e modelos exclusivos como o Onix RS têm seu valor na garagem de qualquer apaixonado por esportividade.

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário