Automotivo

CIMATEC lança Especialização em Veículos Elétricos e Híbridos

Escrito por Roberto Nunes

Os efeitos das mudanças climáticas, bem como a escassez das reservas de combustíveis fósseis, como o petróleo, e a necessidade de implantação de uma economia sustentável, fundamentada na utilização de fontes de energia renováveis são cada vez mais evidentes.

Nesse contexto, em que é urgente promover ações para minimizar impactos sobre o planeta, a mobilidade sustentável passou a ganhar espaço na indústria e no mercado competitivo internacional. Desta forma, os veículos elétricos e híbridos chegaram para ficar no Brasil e no mundo e os números apontam uma tendência exponencial de crescimento.

Na América Latina, os emplacamentos de híbridos plug-in e elétricos aumentaram 21,7% nos últimos dois anos. As informações, no entanto, partem de dados de oito países que os disponibilizam a partir de associações locais. No total, 143.281 veículos dos dois tipos tiveram novos lares, o que, de fato, representa 25 mil unidades a mais do que em 2021, por exemplo.

As vendas totais de veículos elétricos e híbridos plug-in ao redor do globo tiveram um grande aumento em 2022, com mais um recorde. Foram mais de 10 milhões, o que corresponde a um elétrico para cada sete carros entregues, por exemplo, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). Os números ajudam a entender a dimensão da mudança. Até 2017, as vendas de carros elétricos e híbridos recarregáveis em tomadas tinha proporção bem diferente: era apenas uma unidade para cada 70 veículos a combustão vendidos, por exemplo.

Com o crescimento dos carros que recarregam em tomadas, a América Latina atrai investidores. O México, por exemplo, receberá uma fábrica da Tesla na região de Nuevo León. Além disso, há os recentes investimentos de General Motors, BMW e Ford e outras marcas. Na Bahia, a Ford e a recém-chegada BYD são expoentes no tema. Ainda no Nordeste o grupo automotivo Stellantis confirmou, a partir de sua fábrica em Goiana-PE, que irá iniciar a partir de 2024 a produção de veículos híbridos e com planos de em iniciar a produção de veículos 100% elétricos já em 2030.

Assim, sempre atento às tendências e demandas de mercado, o SENAI CIMATEC lança a Especialização em Veículos Elétricos e Híbridos. Uma pós-graduação completa, exclusiva no Norte/Nordeste e com formato híbrido, que tem a finalidade de formar profissionais para conhecerem tecnicamente o operacional desses tipos de veículos, que se destacam, cada vez mais, na indústria automotiva como um promissor vetor de consolidação da mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.
Professores renomados, estrutura de ponta com carros elétricos, laboratório de mecatrônica automotiva, carregadores elétricos de alta potência e dentro do ecossistema SENAI CIMATEC esse curso foi feito para você, profissional e entusiasta que desejar estar conectado ao movimento internacional da mobilidade elétrica.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário