Testes

Citroën Basalt é SUV-cupê com porta-malas de 490 litros

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

Modelos SUV’s têm pegada de hatch, conforto de sedã e espaço de perua. Essa combinação garante o sucesso dos SUV’s, especialmente os modelos compactos, entre os brasileiros. De cada 10 carros comercializados, quatro são SUV’s no Brasil. A francesa Citroën, controlada pelo Grupo Stellantis, aposta no SUV com linhas cupë Balsat no mercado nacional. Ofertado com a opção dos motores aspirado e turbinado, ambos 1.0 flex, o SUV Basalt tem porta-malas que transporta 490 litros, um dos maiores entre os modelos compactos no País.
A briga do porta-malas coloca o Basalt no topo, deixando abaixo modelos como o Renault Kardian (410 litros), Fiat Pulse (370 litros) e Volkswagen Tera (350 litros). Isso graças ao entre-eixos de 2,64 metros de comprimento. O Basalt foi projetado para garantir um desenho exclusivo. Há até discretas barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, identificam as versões de forma visual, e bom espaço para os caronas no banco traseiro.
De linhas elegantes e visual moderno, o SUV da Citroën é vendido nas configurações Feel, Feel Turbo 200 e a topo da gama Shine Turbo 200. O novo SUV da Citroën vem equipado na versão de entrada com o motor Stellantis – digamos Fiat. É o propulsor 1.0 Firefly Flex auxiliado com o câmbio manual de cinco marchas.
AUTOS E MOTOS andou por 10 dias na versão mais equipada, a Shine, com o bom motor 1.0 turbo T200 Flex, com injeção direta de combustível, de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, acomplado ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas e tração dianteira.
Além das linhas ao estilo cupê, o Basalt traz retrovisores laterais, teto mais baixo na trasira e rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado. A Citroën oferece painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas e uma central multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Há controles do ar-condicionado digital e uma função automática de climatização. As saídas centrais de ar têm maior fluxo do que as saídas lateriais do ar-condicionado.
O Citroën Basalt traz um pacote justo de equipamentos com airbags e freios ABS, e dispensa dispositivos ADAS para auxílio ao condutor. É por esse motivos que o SUV tem preço mais baixo – na faixa entre R$ 95 mil e R$ 118 mil. – neste segmento de modelos compactos no mercado nacional.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário