Testes

Citroën C3 YOU peca no acabamento; motor é o trunfo

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

Controlada pelo Grupo Stellantis, a francesa Citroën ocupa o andar mais baixo da prateleira de carros vendidos no mercado brasileiro. O hatch C3 é o modelo de entrada e a versão YOU vem equipada com o bom motor T200, de 130 cavalos, o mesmo conjunto motriz já usado pela Fiat e a irmã Peugeot. Com preço na faixa dos R$ 100 mil, o C3 YOU fica no meio do caminho. Ganhou com a mecânica mais forte do motor turbo acoplado ao câmbio CVT que simula 7 velocidades e perdeu com o acabamento mais simplório no painel de instrumentos, console central e nas portas.

O C3 YOU fica mais ágil e rápido com o motor 1.0 turboflex, chamado de T200. Desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na América do Sul, o C3 é produzido em Porto Real (RJ). O hatch vem com mudanças no sistema de suspensão, além de uma nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, e a direção assistida eletricamente recebeu uma nova calibração específica para esta versão.

A Citroën oferece o C3 YOU com três modos de funcionamento: automático, incluindo a Sport, para quem busca ainda mais agilidade; e a Manual, que possibilita a troca de marchas sequenciais por meio da alavanca, com indicador de troca no painel digital.

O novo C3 YOU traz um visual incrementado com molduras do farol de neblina pintadas na exclusiva cor Emerald Blue, presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais. O nome da versão está em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros. Há rodas de liga-leve de 15” escurecidas e, na traseira, vem com o logotipo Turbo 200. A pintura bitom é de série e pode ser associada com três cores: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito.

O hatch tem um interior bem acanhado. Os bancos tem forração em tecido e detalhes em tom azul, cor que se repete nas bordas dos tapetes com o nome da versão. Há soleiras metalizadas para motorista e passageiro. O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.

O C3 YOU anda bem na cidade. Seu desempenho é graças ao motor 1.0, de três cilindros, e sistema de alimentação turboflex. Tem uma posição mais elevada para dirigir, o que remete sempre aos modelos maiores e hoje a enxurrada de SUV’s compactos do mercado nacional.

Seguindo a tendência dos carros, a Citroën oferece um multimídia com dispositivo Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, usando o Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante. Para quem está ao volante, o C3 YOU oferece ainda sistemas de controle de tração e de estabilidade com assistente de partida em rampa. Para a conectividade de todos, o hatch da Citroën tem três entradas USB.

Hoje há cada vez menos opções de hatches no mercado nacional. O C3 é um hatch justo e quer ser o bonitinho com seus apliques laterais e detalhes na parte interna. Peca apenas no acabamento e usa a mecânica e toda a estratégia de marketing do Grupo Stellantis para ter sua posição entre a turma mais jovem e o público feminino no Brasil.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário