Automobilismo Automotivo

Citroën revela monoposto que levará suas cores na Fórmula E

Escrito por Roberto Nunes

“Estou muito feliz por fazer parte do projeto da Citroën na Fórmula E — e por ver uma marca tão icônica ingressando no campeonato. Temos todas as ferramentas e as pessoas certas para construir algo realmente especial nos próximos anos. Também estou muito animado para trabalhar com Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da Fórmula E. Ajudar a construir uma nova equipe é um desafio empolgante. Após três ótimas temporadas com o carro Gen3, trarei toda minha experiência para lutar por grandes resultados na 12ª temporada — e para ajudar a estabelecer a Citroën como uma equipe de ponta no futuro”, Nick Cassidy.

Cyril Blais nomeado chefe de equipe

Com sólida experiência na Fórmula E, Cyril Blais traz sua expertise técnica e liderança para comandar a organização e impulsionar a ambição da equipe no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Blais iniciou sua trajetória na categoria como engenheiro de corrida de pilotos renomados como Lucas di Grassi e Maximilian Günther. Gradualmente, avançou para os cargos de Engenheiro-Chefe e Vice-Chefe de Equipe, até assumir sua atual função de Chefe de Equipe na Maserati.

Reconhecido por sua abordagem colaborativa e capacidade de reunir talentos, Cyril Blais foca na criação de um ambiente de trabalho ideal e uma liderança coletiva. Sua visão estratégica inclui atenção especial em tecnologias de ponta, gestão de energia e uso avançado de simuladores para maximizar o desempenho da equipe nas pistas.

“Meu objetivo é consolidar as conquistas da equipe e continuar evoluindo no campeonato, valorizando o trabalho e o comprometimento de cada membro da equipe”, Cyril Blais. 

Além do desempenho esportivo, a Fórmula E se destaca pelo compromisso concreto com o desenvolvimento sustentável. É o primeiro campeonato global a obter a certificação ISO 20121 por sua gestão responsável de eventos, e e busca desde sua criação uma pegada de carbono neutra. As baterias são recicladas ou reutilizadas, os pneus Hankook são feitos com 35% de materiais reciclados e todas a logística é otimizada para reduzir o impacto ambiental. Aproximadamente metade da energia utilizada nas corridas vem da recuperação. Ao promover uma mobilidade mais limpa e inovações que respeitam o planeta, a Fórmula E simboliza a convergência entre a paixão pelo esporte e a responsabilidade ecológica — valores que ressoam plenamente a visão e os compromissos da Citroën com uma mobilidade sustentável e acessível a todos.

Uma poderosa alavanca internacional para alcançar novos públicos.

Com 18 etapas em 12 países, este campeonato possui uma forte dimensão internacional. A participação na Fórmula E permitirá à Citroën fortalecer sua reputação global, especialmente em mercados onde a marca deseja aumentar sua visibilidade. Também oferece à marca uma vitrine poderosa para desenvolver sua imagem e compartilhar seus valores, alcançando públicos que normalmente não são impactados por outras ações.

A Citroën está se reconectando com o automobilismo, um universo que moldou sua história e seu legado — dos rally raids (5 títulos) ao WRC (8 títulos) e ao WTCC (3 títulos). Sempre que a Citroën entrou em um campeonato, conquistou títulos. É com esse espírito de explorar uma nova competição e a mesma ambição de vencer que a marca chega ao campeonato de Fórmula E, trazendo consigo altos padrões e toda a paixão que move suas equipes e fãs.

Entre 2014 e 2016, a Citroën fez história no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) com um domínio incontestável. Com o C-Elysée WTCC, a marca dos chevrons conquistou três títulos consecutivos de construtores e três títulos consecutivos de pilotos, graças a uma equipe de talentos excepcionais: José María “Pechito” López, Yvan Muller e Sébastien Loeb.

Dois pilotos talentosos, com ampla experiência na Fórmula E, irão representar a marca na entrada no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Jean-Éric Vergne, piloto francês de 35 anos, consolidou-se como uma referência no automobilismo. Ganhou destaque na Fórmula E, tornando-se o primeiro piloto a conquistar dois títulos consecutivos. Sua versatilidade também se estende às corridas de endurance, acumulando experiência e resultados em todas as categorias de circuitos.

Resumo da carreira:

  • Campeão da Fórmula Campus Francesa e da Fórmula Renault 2.0 em 2008
  • Piloto de Fórmula 1 pela Toro Rosso de 2012 a 2014
  • Estreia na Fórmula E em 2014
  • Bicampeão da Fórmula E
  • Desde 2022: piloto no FIA WEC com a equipe Peugeot Total EnergiesNick Cassidy, piloto neozelandês de 31 anos, é um dos talentos mais completos de sua geração no automobilismo. Após um início promissor no kart e nos monopostos, brilhou no Japão ao conquistar a “Tríplice Coroa Japonesa” (Super Formula, Super GT e Fórmula 3). Em 2020, ingressou na Fórmula E, onde rapidamente se firmou como um forte candidato ao título, acumulando vitórias e pódios. Após duas temporadas marcantes, juntou-se à equipe Citroën Racing.Resumo da carreira:
    • Tricampeão no Japão: Fórmula 3, Super GT e Super Fórmula
    • 3º colocado na temporada 2023-2024 e vice-campeão do Campeonato Mundial de Fórmula E
    • 2024-2025
    • 11 vitórias e 25 pódios na Fórmula E
    • Experiência no DTM e no FIA WEC paralelamente à carreira em monopostos
    • Considerado um dos pilotos mais completos de sua geração

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário