Automotivo

Em julho, Brasil chega a 500 mil eletrificados

Escrito por Roberto Nunes

 

O mercado brasileiro de veículos eletrificados acaba de atingir a marca de 503.654 unidades vendidas desde o início da contabilização da série histórica da ABVE, que teve início em 2012 e se estende até julho de 2025.

 

O volume expressivo reflete a evolução acelerada da eletromobilidade no país, que nos primeiros anos registrava vendas ainda tímidas, com apenas 117 unidades em 2012, e pouco mais de uma década depois, supera a casa do meio milhão de veículos leves eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) em circulação.

 

Destaque

 

O segmento de veículos 100% elétricos (BEV) também atingiu um feito inédito ao registrar 7.010 unidades comercializadas em julho, o maior volume mensal da série histórica da ABVE.

Até então, o recorde havia sido alcançado em maio, com 6.969 unidades. Apenas dois meses depois, o mercado voltou a superar suas próprias marcas, evidenciando o crescente interesse do consumidor brasileiro por soluções de mobilidade sustentável.

 

A trajetória da eletromobilidade no Brasil está sendo marcada por um crescimento exponencial nos últimos três anos, impulsionado pela maior oferta de modelos, expansão da infraestrutura de recarga e incentivos de políticas públicas, consolidando o país como um dos mercados emergentes mais promissores para tecnologias de baixo carbono no setor automotivo.

 

Outro recorde que merece destaque é a venda de ônibus elétricos, que registrou um marco histórico, com a comercialização de 160 unidades no mês.

 

O resultado representa um crescimento exponencial de 370,6% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas 34 unidades, consolidando o maior volume mensal já observado no país para este segmento.

 

Na comparação com julho de 2024, quando apenas 13 unidades haviam sido comercializadas, o avanço é ainda mais expressivo, alcançando a marca de 1.130,8%.

 

O desempenho reforça a tendência de aceleração da eletromobilidade no transporte público brasileiro, impulsionada por políticas de descarbonização, investimentos em infraestrutura de recarga e maior adesão de municípios à tecnologia elétrica para frotas urbanas.

Julho

 

Em julho de 2025, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados registrou a venda de 19.016 unidades, consolidando um crescimento expressivo frente aos meses anteriores e reforçando a trajetória de expansão da eletromobilidade no país.

 

O volume total de veículos leves comercializados no período foi de 229.948 unidades, com os eletrificados alcançando uma participação de 8,27% (segundo a Fenabrave).

 

O segmento de veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV) manteve a liderança, com 15.654 unidades vendidas, representando 82,3% do total de eletrificados. Os híbridos tradicionais responderam pelos 17,7% restantes, somando 3.362 unidades.

 

Entre os plug-in, os PHEV lideraram com 8.644 unidades, equivalentes a 55,2% do segmento. O volume representa uma alta de 17,6% em relação a junho (7.347) e de 29,7% na comparação com julho de 2024 (6.660). Já os BEV atingiram um recorde histórico, com 7.010 unidades comercializadas, ou 44,8% das vendas da categoria, superando em 18,6% o resultado do mês anterior (5.912).

 

O bom desempenho dos elétricos plug-in é atribuído à maior competitividade de preços, à expansão da rede de recarga pública e semipública e à chegada de novos modelos ao mercado brasileiro, fatores que vêm impulsionando a confiança dos consumidores na viabilidade do uso diário de veículos 100% elétricos.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário