Automotivo

Emplacamentos de veículos fecham trimestre com alta de quase 14%

Escrito por Roberto Nunes

Segundo dados levantados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos, no 1º trimestre de 2024, mostraram alta de 13,9% sobre o mesmo período de 2023. Em março, o setor como um todo registrou evolução de 12,4% sobre fevereiro e queda de 1,7% sobre março de 2023, lembrando que, neste ano, o feriado da Páscoa foi comemorado em março, o que fez com que o mês tivesse apenas 20 dias úteis, enquanto em 2023 foram 23 dias úteis.

“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes neste início de ano, impulsionados, principalmente, pela melhora no ambiente de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr. “Ao analisarmos o volume, em dias úteis, notamos que a alta nas vendas diárias sobre março de 2023 foi superior a 13%. No trimestre, a evolução nas vendas diárias foi de quase 18%, o que demonstra o bom momento do setor automotivo”, completa.

Os automóveis e comerciais leves registraram seu maior volume mensal no ano, até o momento. “São segmentos bastante sensíveis ao desempenho do crédito. A melhora na oferta dos financiamentos tem garantido bons resultados em 2024, mesmo com menor número de dias úteis na comparação com 2023”, explica o Presidente da FENABRAVE.

No ano, são cerca de 22 mil automóveis e comerciais leves híbridos emplacados. “Atualmente, há variedade de modelos disponíveis no mercado brasileiro e os híbridos seguem como uma boa alternativa de transição para a descarbonização do setor automotivo”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Por se tratar de um segmento em consolidação, a grande variação percentual se deve aos volumes ainda baixos dos segmentos, de acordo com Andreta Jr. “No ano, são cerca de 14 mil unidades, enquanto o total de emplacamentos do setor já passou de 483 mil veículos em 2024”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário