Ilhas inteiras compostas por ícones como Ferrari, Mercedes-Benz, BMW, Porsche e Corvette, além de raros modelos FNM, os primeiros caminhões produzidos no Brasil. Diversas novidades aguardam os visitantes durante a Expoclassic 2025, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). “Estamos sempre em busca de exclusividades e todos os anos temos centenas de modelos inéditos, o que já vale a visita. Muitos desses modelos quase nunca saem da garagem dos seus donos e poderão ser vistos apenas na Expoclassic”, explica Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora.
A 22ª edição da exposição estima reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na bilheteria ou antecipadamente, pelo link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025.
Na manhã desta quinta-feira (14/8), a Expoclassic 2025 foi oficialmente lançada à imprensa e a convidados durante café da manhã no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo. Mais de uma dezena de carros antigos permaneceram expostos durante o evento, antecipando o clima festivo que é marca registrada da mostra anual. Na ilha principal ficarão dois exemplares da extinta Fábrica Nacional de Motores, a FNM (pronuncia-se Fenemê), primeira montadora brasileira de caminhões. Os veículos pertencem ao empresário Osvaldo Strada e estão vindo de São Paulo especialmente para participar do evento. Ambos estampam o cartaz oficial da Expoclassic 2025 e são muito raros. O FNM vermelho e branco D-9500 cabine Brasinca 1955 é o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Já o FNM verde do folder é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no País.
No pavimento superior, como já é tradição, ficarão os pesos-pesados. “Teremos cerca de 70 caminhões e ônibus nesta edição, muitos dos quais inéditos, que virão rodando de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. São modelos raros mundialmente, das marcas Kenworth, Peterbilt, International, Scania e Volvo”, adianta o responsável por esse setor, Vinicius Pellenz. O público ainda poderá aproveitar para rever o veículo-destaque da Expoclassic 2024, o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95, fabricado em 1986 pela montadora E-One, o único desse modelo existente no Brasil. Seus números são respeitáveis: 475 cv de potência e 30 toneladas de peso.
Deixe um comentário