Mercado

Fábrica de Betim completa 45 anos e foca o futuro dos carros

Escrito por Roberto Nunes

O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021. É uma das maiores fábricas de automóveis do mundo e está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos para continuar a ser uma referência em tecnologia automotiva.
Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.
Desta fábrica saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, entre outros modelos. Em breve, de suas linhas de produção sairá também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso destes modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
A comemoração dos 45 anos coincide com a volta da marca ao topo do mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada. Também é a marca líder na América do Sul no período, com 14,8% de participação nas vendas totais.
 

20210524 – STELLANTIS – Antonio Filosa – COO para a America do Sul. Foto Leo Lara/Studio Cerri

“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.
A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Desde o início de suas operações, a presença do Polo Automotivo em Betim vem contribuído para transformar a economia e perfil da cidade mineira e do estado. Ao longo dos anos vem atraindo inúmeros fornecedores, fortalecendo o tecido industrial mineiro.

Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de “mineirização”, que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário