Automotivo Testes

Fiat Argo 1.3 CVT é o automático mais barato no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em Salvador

 

Lançado para aposentar três campeões de vendas da Fiat, o Argo está fazendo seu trabalho direitinho no mercado brasileiro e poucos lembram de Palio, Punto e Bravo no País. Sucesso de vendas e um dos veículos mais vendidos no Brasil, o Argo tem a versão automática do hatch mais em conta. Na faixa dos R$ 94 mil, o Argo CVT com motor 1.3 Firefly, de 107 cavalos, enfrentar bem modelos como o Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

AUTOS E MOTOS testou por 10 dias a versão automática mais barata entre os veículos comercializados no mercado brasileiro.  O hatch da Fiat tem visual atualizado e apresenta até a roupagem S-Design do estúdio Fiat. Entre os destaques do pacote de equipamentos de série, a Fiat entrega itens como os sistemas de controles de tração e estabilidade, além de central multimídia com tela de 7” e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, trio elétrico, ar-condicionado digital e interior e logotipos Fiat escurecidos no veículo.

Usado no projeto de renovação do Uno, o motor 1.3 Firefly Flex ficou para reforçar o portfólio de veículos de mecânica aspirada. Com isso, o Argo CVT ficou com boas respostas nesta sinergia com o propulsor 1.3. menor e sem turbo mas com potência e torque compatíveis para modelos de entrada. São 107 cv de  potência e 13,7 kgfm de troque com etanol) para garantir o bom funcionamento, especialmente em situações urbanas. Segundo dados da Fiat, o Argo 1.3 automático acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e, na tabela mais recente do PBEV 2023, tem economia de 12,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada utilizando gasolina.

 

Modelo com pegada urbana e bem conectado, o Argo tem conquistado o mercado pelo bom pacote de equipamentos ofertado pela Fiat. É bom saber que o hatch de entrada da marca italiana tem design atualizado e modelo, itens de segurança e mimos para o motorista e demais passageiros. O pacote S-Design indica que a Fiat deu tratamento especial nos detalhes com um acabamento escurecido, faróis de neblina dianteiros, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e Keyless Entry N’Go. Todas as versões contam também com um portfólio de acessórios originais Mopar, com mais de 45 opções de customização. Faltou apenas a câmera de ré, dispositivo que ajuda e muito na hora de estacionar, especialmente durante o período da noite e em locais mais escuros.

O Argo tem uma pegada segura. A Fiat oferece uma direção com assistência elétrica, mais eficiente e de respostas rápidas para quem está ao volante. Assim, é possível acelerar e, caso seja necessário, fazer alguma manobra mais brusca você vai perceber a rigidez e rapidez dos rampantes do motor associado ao câmbio automático tipo CVT, que simula 7 marchas, e começa a apresentar a força do torque aos 2.000 rpm.

 

Com peso de 1.150 kg, o Argo ganha muito com o motor 1.3 Firefly. O hatch tem comprimento de 4,03m e a largura é de 1,72m, com altura de 1,51m e a distância entre-eixos é 2,52m. Sua altura em relação ao solo é de 16,2cm. É possível sim transportar motorista e quatro passageiros, além de malas no compartimento de carga de 300 litros. No Argo, todos estão bem conectados por meio do sistema multimídia com tela de 7 polegadas, que tem espelhamento com o smartphone por fio.

O hatch Argo vem de fábrica com um bom pacote de itens e a Fiat inclui airbags frontais, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, banco traseiro rebatível, aerofólio traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e pneus de 15 polegadas. A Fiat oferece hoje as seguintes versões do Argo – Entry 1.0, Drive 1.0, Trekking 1.3, Drive 1.3 Automático e Trekking 1.3 Automático. 

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário