Por Roberto Nunes
A seção Garagem do Nunes estreou na minha coluna Autos e Motos do portal Bahia Notícias com a inédita picape média da Fiat, a Titano. De tantos comentários dos amigos, conhecidos e seguidores sobre os carros que faço avaliações e estão estacionados na minha garagem, decidi mostrar semanalmente o veículo que estou usando para facilitar a decisão de quem deseja comprar e estacionar um carro novo na garagem.
Geralmente, a fabricante manda a configuração topo da gama, a mais cara. É o momento de perceber as novidades, usar o multímidia e suas funcionalidades e entender que o veículo deve se encaixar direitinho nas necessidades de quem está ao volante e, especialmente, dos caronas. Há situações essenciais para avaliar: se possui um motor turbo, autonomia do veículo, km/litro ou se tem dispositivos de auxílio ao condutor e equipamentos inéditos na categoria, como sensor de faixas, monitoramento da pressão dos pneus ou head up display.
Picape Titano é durona e de acabamento simplório
Lançada na Chapada dos Guimarães (MT), a picape Titano entrou na briga das médias Hilux, Ranger, S10, L200, Frontier e Amarok. É altona, durona e de acabamento mais simplório. Chegou nas versões Endurance, Volcano e Ranch. É bom avisar que a Fiat precisa de um tempo de “refinamento” para tirar os excessos e apostar mais no conforto.
A sinceridade será o mote da seção Garagem do Nunes para assim esclarecer possíveis dúvidas na hora da compra. Lembrando que você é quem vai tomar a decisão de estacionar o veículo na garagem.
Produzida no Uruguai, a Fiat Titano vem equipada com motor 2.2 turbodiesel, de 180 cavalos e 400 Nm de torque, e opção dos câmbios manual e automático de seis velocidades e tração 4×4 com bloqueio do diferencial traseiro. A direção é de assistência hidráulica. Modelos como a S10 e a Ranger têm uma mecânica mais atualizada, sim. Mas o conjunto motriz da Titano é honesto e não faz feio em momento algum nas ultrapassagens ou na hora da lida na fazenda ou na zona rural.
Como a picape agora é vista circulando mais nas ruas e grandes avenidas das metrópoles, a Titano é ainda uma novidade por onde passa. Muita gente olhou duas, três vezes para perceber que é o modelo da propaganda da Fiat na TV e nas plataformas digitais.
O visual da Titano é mais quadradão e traz faróis e DRL em LED, estribos laterais, santo-antônio, capota marítima e um pacote de mimos e itens de segurança e conforto, como multimídia com câmera 360 graus, bancos em couro com ajustes elétricos, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, além de alerta de saída de faixa, Hill Decent Control e Controle de reboque.
A Titano vem apenas na carroceria de cabine dupla e possui uma caçamba com capacidade de 1.314 litros. Seu tanque de combustível é de 80 litros e suas características para o offroad são garantidas pelos ângulos de entrada de 29 graus e de saída de 27 graus. A suspensão é bem reforçada, sim.
A italiana Fiat tem dois modelos campeões no segmento de picapes no Brasil. É bom aguardar para ver como a rede de 500 concessionários vai vender a nova Titano. A marca do Grupo Stellantis tem histórico forte no marketing e oferece cinco anos de garantia na picape Titano e já está com bônus de desconto nos modelos vendidos com valores iniciais entre R$ 220 mil e 260 mil.
Deixe um comentário