Automotivo

Ford forma jovens em tecnologia na Bahia

Escrito por Roberto Nunes

Os 50 alunos da primeira turma do Ford <Enter> na Bahia concluíram as aulas do programa gratuito que visa à formação profissional em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para marcar esse momento, eles participaram de uma visita exclusiva à sede do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford América do Sul, em Camaçari. Estudantes da segunda turma, que se formam no início de agosto, também integraram esse momento.

“A visita ao nosso centro de engenharia é uma oportunidade de mostrar na prática aos alunos como se dá a atuação em um ambiente de trabalho altamente tecnológico, além de promover trocas de experiências e dicas entre os estudantes e os nossos especialistas”, afirma Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul.  “O objetivo do Ford <Enter> é oferecer uma formação ampla e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Por isso, além das aulas sobre desenvolvimento front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico e lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.”

Aluno da primeira turma, João Pedro Silva de Almeida, 18 anos, aprovou a iniciativa. “Pude conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo time da Ford e entender melhor como a tecnologia é aplicada nos processos para gerar impacto real na vida das pessoas. Cada detalhe me mostrou o quanto a excelência e o foco no cliente estão presentes em tudo o que fazem.”

A programação incluiu uma palestra de Luana Assiz, jornalista e apresentadora da TV Bahia, sobre o poder da comunicação. Além de falar sobre soft skills e compartilhar sua experiência, ela aproveitou a visita dos alunos para também conhecer o centro. “Ao entrar nessas instalações e ouvir os profissionais falando sobre o trabalho global que é realizado aqui, os carros do presente e do futuro, você compreende o tamanho do universo inovador que há pela frente”, afirma.

Ambiente de tecnologia

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil tem hoje mais de 1.500 profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades presentes hoje nos carros globais da marca. A sua estrutura inclui a sede em Camaçari, com seis prédios e 6.000 metros quadrados que abrigam escritórios, laboratórios e sala de realidade virtual, além de um hub de ideação em Salvador.

A Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais. Esse trabalho se completa com o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo, com pistas e laboratórios preparados para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho, segurança e homologação com padrões mundiais.

Empregabilidade

O Ford Enter oferece em 2025 um total 300 vagas na Bahia e está com inscrições abertas para a quarta turma até o dia 20 de junho. Criado pela Ford e pela Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, o programa é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã.

Para ingressar no Ford <Enter> é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário