O cenário da mobilidade elétrica no Brasil continua em crescimento acelerado, impulsionado por novas tendências e pela maior preocupação com a eficiência energética. Um levantamento inédito da NeoCharge, empresa referência em soluções para recarga de veículos elétricos, mostra que entre dezembro de 2024 e junho de 2025, o número de carros eletrificados no Brasil passou de 374.423 para 481.284 unidades, segundo dados da SENATRAN compilados pela empresa, em crescimento de 28%.
Analisando por categoria:
A maior concentração de veículos eletrificados está em São Paulo (estado e capital), Distrito Federal (Brasília) e Rio de Janeiro (estado e capital).
“Este ano temos grandes perspectivas para um crescimento ainda mais acelerado da mobilidade elétrica no Brasil, impulsionado pela presença de grandes montadoras como BYD, Caoa Chery e GWM, que estão fortalecendo o setor no país”, afirma Ayrton Barros, diretor geral da NeoCharge.
Infográfico com o panorama do setor
A NeoCharge disponibiliza também o infográfico Mercado Brasileiro de Carros Elétricos, que oferece informações compiladas como a evolução da frota por trimestre e a distribuição do número de VEs no Brasil, que aponta que os híbridos representam 57% do total e os 100% elétricos com 43%.
Para os antenados no setor automotivo, outro dado interessante é o gráfico que mostra a economia real quando se compara um carro elétrico e um a combustão, que pode chegar a R$ 9.922,80 reais anualmente, considerando apenas o abastecimento. Além disso, o infográfico apresenta outros dados como os veículos mais baratos no Brasil e a variação de preços dos automóveis.
“Os brasileiros já sentem a necessidade de saber mais sobre os carros elétricos. Queremos disponibilizar dados mais relevantes para que todos consigam acompanhar o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil”, complementa o diretor geral da NeoCharge.
Modelos preferidos dos brasileiros |
Deixe um comentário