Por Roberto Nunes
A era dos carros elétricos chegou novamente. A indústria de automóveis está em ebulição e as montadoras trazem suas novidades. No Brasil, boa parte dos veículos eletrificados tem carimbo Made in China. Um deles é o Ora 03, da chinesa GWM (Great Wall Motors). Se antes a pergunta do brasileiro era sobre o consumo – quantos litros por km? -, agora é em cima da autonomia.
AUTOS E MOTOS rodou por uma semana com a versão mais esportiva do Ora 03, a configuração GT. Seu visual causou um certo furor nas ruas de Salvador. Não há quem deixe de olhar com curiosidade para o hatch chinês. Faróis ao estilo Fusca – ou Porsche para os mais entusiasmados -, traseira com aerofólio e carroceria com belos vincos.
Atualmente, o brasileiro já não torce tanto o nariz para os modelos chineses. Exemplo maior é o BYD Dolphin, que é o campeão de vendas entre os elétricos e que será produzido na futura fábrica da BYD no complexo automotivo de Camaçari, na Bahia. O Ora 03 surge como uma alternativa entre os compactos que usam a tecnologia de propulsão elétrica. Sua versão esportiva GT tem bateria mais moderna e potência de 171 cavalos e 250 Nm. Basta bater o pé no acelerador para perceber a força do torque e a diversão que é dirigir o modelo da GWM.
O Ora 03 GT é um pequeno grande. Ousa com elementos e componentes que lembram modelos de segmento superior e, ao mesmo tempo, tem sua identidade própria. Você pode até falar e querer dizer que o chinês copiava muito produto ocidental. No entanto, as marcas chinesas evoluíram e estão hoje empurrando as fabricantes mais tradicionais na parede. É uma briga de titãs e marcas como Chevrolet, Ford e Fiat já perceberam que devem evoluir e apresentar seus futuros modelos com tecnologia embarcada e de motor eletrificado.
A chinesa GWM está também investindo e aproveita a boa aceitação do Ora 03 no mercado brasileiro. O modelo é um hatch compacto 100% elétrico. Tem 4,25 metros de comprimento, 1,63 metro de altura, 1,84 metro de largura e bons 2,65 metros de distância entre-eixos. Fica assim na mesma pegada dos hatches médios no País. O espaço interno é razoável para um modelo compacto. Falando nisso, ninguém pode reclamar do bom espaço para as pernas do motorista e passageiro. E o carrinho tem um belo teto panorâmico.
É bem verdade que a fabricante chinesa equipa todas as versões da linha Ora 03 com componentes como central multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25″, câmera 360°, além de sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes e mais.
Com a chave do carro no bolso, basta tocar a maçaneta para abrir a porta e assim ligar o sistema de propulsão elétrica. É isso mesmo: nem precisa apertar botão de start/stop. Para desligar o carro, é a situação inversa. Eis o novo mundo dos carros elétricos e Made in China. Os mais atentos vão falar: o Volvo XC40 tem este sistema, sim. Mas lembre-se que a marca sueca é da chinesa Geely e produz o XC40 e outros modelos justamente na China, viu.
O Ora GT surpreende e muito e traz um penca de sistemas e dispositivos inovadores. A GWM equipa o pequeno hatch elétrico com carregador sem fio para smartphones e abertura da porta por aproximação, bancos dianteiros com função de massagem e ventilação, além de ajuste elétrico com memória para o motorista. O pacote de segurança inclui ainda sistema de frenagem de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático e partida inteligente do motor.
Se a tecnologia é das melhores, o acabamento também é bem bacana. E tem mais, viu: a pegada do GWM Ora 03 GT é das mais interessantes. O hatch elétrico vem com sistema de propulsão que gera 171 cv e 25,2 kgfm. Anda bem em situação urbana e garante boas arrancadas para ultrapassagem e tem ainda retomadas rápidas.
Em uso urbano, a média da autonomia do Ora GT fica na faixa dos 400 km. É bom explicar que os modelos elétricos são ainda carros para uso urbano. Nada de querer sair por ai e ficar sem carga na bateria. Faça uma comparação básica com o seu smartphone: caso não tenha uma tomada para carregar, você ficará sem o celular. O carro elétrico é igualzinho; acabou a bateria, você ficará sem o combustível.
O GWM Ora GT é um veículo com bom pacote de equipamentos, tecnologia e segurança. O modelo traz itens como BS + EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ACC adaptativo com função “Stop & GO”, alarme antifurto, assistente ativo de manutenção e centralização de faixa, alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro, alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré, frenagem de emergência autônoma, assistente de partida em subidas, além de assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas mesmo após o carro estar desligado, aviso de obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro e brake assist.
Peca no pequeno porta-malas de apenas 228 litros. Mas saiba que é um veículo da categoria de compactos. Fica na faixa dos R$ 190 mil no mercado brasileiro.
Deixe um comentário