Por Roberto Nunes
O novo Honda Accord é um sedanzão para fazer frente aos rivais alemães da BMW, Audi e Mercedes-Benz. A fabricante japonesa aposta muito no conjunto mecânico comandado pelo inédito câmbio automático de 10 velocidades e motor 2.0 turbinado, de 256 cavalos, que substituiu o antigo V6 3.5 aspirado. O Accord perdeu em potência, sim, com 24 cavalos a menos e ganhou vontade de andar com mais 3,1 mkgf de torque, chegando aos 37,7 kg de força para deixar o carro nervosinho já nas arrancadas de saída.
Mas, é bem verdade que o Accord é um sedã de executivo, o típico carro do patrão. Visual clássico e linhas muitos esportivas não combinam tanto para um carro japonês. Os nipônicos até tentam mas terminam indo mais pelos caminhos tradicionais do design externo. Nas soluções internas, o acabamento não beira o refinamento mas é possível notar detalhes sutis de cuidado extremo para agradar todos dentro do veículo.
A briga é contra modelos mais tradicionais no mercado premium. Assim, a 10ª geração do Accord quer tirar a atenção de possíveis clientes de Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Para tanto, a Honda cobra hoje R$ 204.990 pelo Accord, que inclui na briga o Volkswagen Passat. O sedã japonês está maior – com 5,5 cm a mais no entre-eixos (com 2,83 metros). O porta-malas aumentou 68 litros e ficou com 574 litros.
AUTOS E MOTOS andou no Accord Touring com pacotaço de equipamentos. Tem sensores nas maçanetas das portas (motorista e passageiro) e chave-presencial. Ao sentar no banco do motorista, é bom olhar direitinho tudo e os vários dispositivos que podem ser acessados no console central, nos dois lados do painel de instrumentos e no volante multi-funcional. Está tudo às suas mãos e isto mostra o cuidado da equipe japonesa da Honda. No console central, o dispositivo do câmbio é bem legal com comandos por botões, bem diferenciado aos mais tradicionais. O dispositivo automático tem dez marchas – quatro mais que na última geração – e possui sistema de trocas por borboletas atrás do volante.
O Accord tem três modos de condução (Eco, Normal e Sport) que alteram peso do volante, vetorização de torque e gerenciamento do motor. Assim, tudo fica mais divertido com o motor turbo de 256 cavalos a 6.500 rpm e 37,7 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm.
Bem equipado
A Honda oferece pacote cheio no Accord Touring. A lista de equipamentos é bem recheada e inclui itens exigidos em um sedã de luxo, família. Entre os mais corriqueiros, estão o sistema de ajustes elétricos (motorista e passageiro) e ventilação nos bancos dianteiros, além de teto solar e ar-condicionado de duas zonas. Há também 8 airbags, faróis com luzes de rodagem diurna, farol de neblina e lanterna traseira em LED.
O Accord pesa 1.547 kg e vem com suspensão independente McPherson na dianteira e multilink na traseira. Seus pneus são 235/45 com rodas de liga leve aro 18. O sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP. É ofertado nas cores preto, prata e branco. A 10ª geração do Honda Accord é produzida na fábrica da Honda em Marysville, nos Estados Unidos.
O Accord foi cedido pela Honda do Brasil
Deixe um comentário