Motocicletas

Honda domina mercado de motos e incorpora melhorias na CB 650R Neo Sports Café

Escrito por Roberto Nunes

O mercado brasileiro de motos é Honda. Com 80% das vendas no país, a fabricante japonesa atua forte em todos os segmentos de motocicletas. Apresentadas no final de 2014, a família de motos Honda 650 desde então reproduz em nosso país o sucesso alcançado em todo mundo. Renovadas quatro anos atrás, quando receberam importantes atualizações técnicas no motor, parte ciclística e design, tal evolução resultou no surgimento da Honda CB 650R Neo Sports Café, naked inspirada na irmã maior CB 1000R, e na esportiva Honda CBR 650R, cujo estilo remete imediatamente à superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade.
A Honda CBR 650R se vale de uma nova e sofisticada suspensão dianteira tipo invertido SHOWA, que recebe a tecnologia do “Showa – Separate Funcion Big Piston Forks (SFF-BP)”. O chamado “Big Piston” é cerca de 3,5 vezes maior que o sistema anterior, e proporciona melhor amortecimento com menos pressão de óleo, o que resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística. A modernidade da iluminação full-LED de grupo ótico dianteiro circular, característico do estilo Neo Sports Café, faz par com o painel black out LCD, que traz indicador de marchas e luz-alerta shift-up, que avisa o momento ideal para troca de marchas. A posição de pilotagem agressiva é exaltada pelo guidão de alumínio cônico e pedaleiras recuadas.

Já na CBR 650R, o caráter esportivo traz o que se espera de uma moto com a sigla CBR. A agressividade das formas da carenagem é valorizada pelo grupo ótico duplo e tomadas de ar. O banco em dois níveis termina em uma rabeta essencial, e os semi-guidões fixados sob a mesa superior oferecem posicionamento coerente com a pilotagem esportiva.
Um vistoso painel black out LCD, com indicador de marchas e a iluminação full-LED acompanha a esportividade técnica determinada pela nova suspensão invertida Showa SFF-BP e frenagem com cálipers de fixação radial.
Além do mesmo motor, o tetracilindro DOHC arrefecido a líquido com câmbio de seis marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC – Honda Selectable Traction Control, as CB 650R e a CBR 650R compartilham de um mesmo motor e chassi. A estrutura de tubos de aço tem arquitetura tipo Diamond, com a região da fixação do eixo da balança realizada com aço estampado. Entre as características, estão a potência máxima de 88,4 cv a 11.500 rpm, torque máximo de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm, embreagem deslizante de acionamento assistido, suspensão dianteira Showa SFF-BP (Showa – Separate Function Big Piston Forks) de 41mm de diâmetro e cálipers de freio dianteiro com fixação radial.

O chassi tubular de aço tipo Diamond das Honda CB 650R e CBR 650R é elemento protagonista, que em conjunto com as suspensões responde pela maneabilidade superior destes modelos. A moderna suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido, que concilia baixo peso e alta eficiência. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente a balança de suspensão traseira, que é assimétrica.
O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas tem cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

A Honda CB 650R e Honda CBR 650R 2022 têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. Os modelos chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2022. O preço sugerido para a Honda CB 650R 2022 é de R$ 47.350,00. Para a Honda CBR 650R 2022 o preço sugerido é de R$ 49.750,00, base Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro. As cores disponíveis na Honda CB 650R são Vermelho Perolizado e Cinza Metálico, e na Honda CBR 650R têm Vermelho e Cinza Fosco.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário